2012/04/16

Demoscene em Open Source - farbrausch no Github


Agora reduzida a um número cada vez mais restrito de apreciadores e programadores, a Demoscene é algo que não tem deixado de impressionar ao longo das últimas décadas. Com origens que remontam ao início dos microcomputadores pessoais, e com períodos áureos que surgiram graças a máquinas como os Commodore Amiga e Atari ST, as "demos" eram criações concebidas para levar aos limites (e muitas vezes ultrapassá-los) as capacidades do hardware e da programação.

Perdendo parte do seu encanto, à medida que o hardware se foi tornando cada vez mais poderoso; os "coders" não deixaram de continuar a encontrar novas formas de demonstrar as suas capacidades: sendo disso exemplos os mais recentes exemplos de demos feitas em apenas 4KB ou 64KB (ou jogos 3D ao estilo Doom em apenas 96KB, como o .kkrieger).

Alguns desses projectos da última década - e ferramentas que os tornaram possíveis - estão agora disponíveis para que todos os estudem e apreciem, com o grupo bem conhecido grupo farbraush a disponibilizá-los no github.

E sim... inclui o famoso Debris, que com apenas 177Kb é capaz de resultar nisto:






1 comentário:

  1. Bem incrível este kkrieger apenas com 96 KB. Se fosse feito no UDK ficava logo a "pesar" uns 400 Megas no mínimo...

    ResponderEliminar