2012/04/27

Samsung Passa a Nokia - o Fim/Início de uma Era


Com lucros recorde de $4.46 mil milhões de dólares no último trimestre, a Samsung coloca também um fim no reinado de 14 anos da Nokia como maior fabricante de telemóveis a nível mundial. Um feito que só não aconteceu mais cedo graças ao volume que a Nokia ainda detinha nos mercados emergentes com os seus modelos de baixo custo... mas que confirma o declínio da empresa finlandesa nos último anos.

Parece incrível como esta empresa - a Nokia - que em 1998 ultrapassou a Motorola para se firmar no topo dos fabricantes de telemóveis e não mais deixar esse posto (até agora), foi incapaz de reagir ao aparecimento dos iPhones e Android. Afinal, os tablets e mini tablets que agora tão populares são, já a Nokia os tinha em comercialização antes sequer de se ouvir falar em iPhones - lembram-se do Nokia 770?


Mas, também não nos podemos esquecer que as coisas não acontecem por acidente, e a Samsung há muito que tem vindo a fazer a sua forte ofensiva para atingir este posto... e que lhe é totalmente merecido. (Curiosamente, o meu percurso pelos telemóveis teve inicío com um Motorola, tendo -muitos anos depois - seguido por dois Samsungs... até depois finalmente dar o salto para os smartphones, com o iPhone).

No próximo dia 3 será tempo de conhecermos o novo Galaxy S 3, que previsivelmente se tornará em mais um modelo de sucesso, no seguimento dos modelos anteriores.

3 comentários:

  1. http://www.appleinsider.com/articles/12/04/27/estimate_claims_apple_bested_samsung_by_3m_to_remain_top_smartphone_vendor.html

    ResponderEliminar
  2. Nada que não estivéssemos à espera.

    Para além de bons terminais, souberam aproveitar bem o "boom" do Android lançando vários terminais para gamas de preços bem distintas, e desde cedo com os Omnias para os que insistiam em manter o Windows Mobile.

    Acho que, e na minha humilde opinião, apenas peca pelo TouchWiz, mas isso são gostos. ;)

    ResponderEliminar
  3. Os administradores da Nokia não souberam aproveitar o que tinham. Deixaram-se andar, fizeram péssimas escolha e agora dificilmente recuperarão.
    Pode ser que voltem novamente a fazer videos e televisões e quem sabe batam a samsung nesse campo. :P

    ResponderEliminar