2012/04/27

Ubuntu 12.04 Precise Pangolin LTS


Já está disponível a mais recente versão do Ubuntu, agora na sua versão 12.04 "Precise Pangolin" - que se torna ainda mais interessante para quem, como eu, não tem por hábito andar a saltitar a cada nova versão que vai surgindo, mas que a isso vai sendo obrigado para não "ficar para trás". É que esta é uma versão LTS, ou seja com "long-term support", e que garante que continuará a receber updates durante um período alargado. Período alargado que, desta vez, oferece 5 anos de suporte para a versão desktop - habitualmente apenas a versão server tinha direito a 5 anos, sendo o período de suporte para a versão desktop de "apenas" 3 anos.

Ou seja... para quem não se quiser chatear com updates durante 5 anos, esta será a versão ideal!





Goste-se ou odeie-se, o Ubuntu continua a dar uso ao seu interface Unity, que agora passa a contar com o "HUD". Esta função destinada a utilizadores avançados permite que se aceda às opções dos menus via teclado, bastando começar a escrever para rapidamente se aceder ao que se pretende - e assim contornar o processo mais lento de seleccção via "rato" que por vezes deixa frustrados os utilizadores que preferem manter as mãos no teclado.

Outras alterações: a inclusão de um LibreOffice actualizado, melhor suporte para trackpads com botões integrados, e o regresso do Rhythmbox.

Para além das habituais versões de 32 e 64 bits para x86, este Ubuntu também está disponível para vários sistemas ARM (como os OMAP3 e OMAP4), embora não contemple os ARM11 que impossibilita a sua utilização - por exemplo - no popular Raspberry Pi.

[via ars]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)