2012/04/17

Versões do Windows 8 Reveladas


Já sabemos que a Microsoft costuma ser prolífica na quantidade de versões diferentes dos seus produtos, frequentemente disponibilizados em versões "Home/Student/Pro/32/64/SBS/Enterprise/Ultimate/etc." E agora é tempo de ficamos a conhecer as edições do próximo Windows 8.


Felizmente, a Microsoft parece ter decidido simplificar as coisas. Para os computadores e tablets com processadores x86 (em versões de 32 ou 64bits) existirão apenas duas versões:
  • Windows 8
  • Windows 8 Pro

A versão  de base será apropriada para a grande maioria dos clientes; sendo que a versão Pro trará funcionalidades extra como encriptação, virtualização, etc.
O Windows Media Center estará disponível mediante um "media pack" (a custo acessível, dizem) para o Windows 8 Pro.

Sinceramente, porquê obrigar quem queira um media center windows a ir para a versão Pro? Seria assim tão custoso disponibilizar o Media Center para a versão base do Windows?


Mas, o Windows 8 estará também disponível numa versão que fará a sua estreia:
  •  Windows RT

Esta é a versão que iremos encontrar em PCs e Tablets com CPUs ARM. Será uma versão que virá pré-instalada pelos fabricantes e que pretenderá unificar os diferentes equipamentos mobile e os desktops com o Windows 8 "normal".


Agora só falta saber os preços destas versões do Windows 8 (ia ser interessante ver a Microsoft a aderir à moda do software de baixo custo, colocando o Windows a um preço que tornasse a "pirataria" irrelevante e desnecessária.)

4 comentários:

  1. Ao Media Center da Microsoft eu respondo com o Media Portal ( http://www.team-mediaportal.com/ )

    E vão por mim, acho que depois de se perder umas horas a perceber o funcionamento da coisa, será mais recompensador que a solução da Micro$oft!

    ResponderEliminar
  2. Eu sinceramente nao acho interesse no Media Center da Microsoft.
    Quanto ao preço, acho que o Carlos tem toda a razao, afinal trata-se de um Windows 7 "cozinhado".
    A unica coisa que nao estou ainda a ver, é como será o habito da utilização das funçoes dos cantos. Nos tablets é porreiro e faz todo o sentido. Mas nos desktop, ja tou a ver as funçoes do lado direito sempre a aparecerem, por habito meu de la ter sempre o rato.

    ResponderEliminar
  3. A microsoft vai empurrar o "ubuntu" para os tablets e com o tempo ainda vai fazer ainda mais furor que o android. Quando alguns diziam que a microsoft andava a por os pés pelas mãos não acreditava, mas os fabricantes não querem pagar licenças nem à própria google. A apple ainda vai ter mais pc's que a microsoft, nessa altura a nova ordem mundial já deve estar em vigor e por isso devem ser todos iguais ou a preto e branco.

    ResponderEliminar
  4. Tal como o Carlos diz, seria interessante ver a Microsoft aderir à moda do software barato. Dessa forma baixavam a pirataria e aumentavam as vendas e os lucros. E mais importante de tudo, as pessoas iriam começar a gostar da Microsoft...

    Não esqueçamos que o OSX é muito barato e o Linux é grátis. E a conjuntura económica mundial não está lá muito favorável.

    Mas esta gente da Micro$oft não é inteligente a esse nível... Os preços serão de certeza iguais ou superiores ao Windows7. Será mais uma oportunidade desperdiçada...

    ResponderEliminar