2012/05/11

Análise Kingston DT Elite 3.0


Depois de vos ter falado desta Kingston DataTraveler Elite 3.0, uma Pen USb cuja particularidade principal é dar uso às velocidades aceleradas do mais recente USB 3.0... é tempo de ver se realmente concretiza aquilo que se espera dela: poupar-nos tempo ao transferir "gigas" de ficheiros de um lado para o outro.




Kingston DataTraveler Elite 3.0

Desde logo, o factor que mais atrairá a atenção de quem considera esta pen são as velocidades anunciadas: 70MB/s em leitura e 30MB/s em escrita, usando um interface USB 3.0; que baixam para uns, ainda assim respeitáveis, 30MB/25MB quando se usa um interface USB 2.0.




Fisicamente, esta pen é idêntica a vários outros modelos da Kingston, usando o sistema de ficha retráctil (que pessoalmente muito aprecio, já que nas pens com "tampinhas" o mais certo é acabar por se perder a tampa mais cedo ou mais tarde.)

Mas vamos então ver que tal é que esta Pen se comporta em circunstâncias reais... e neste testes rápidos até se pode por de lado os eventuais "atrasos" que pudessem ser causados pelo disco rígido, já que os computadores onde testei esta pen (um com USB 3.0, outro apenas com USB 2.0) estavam ambos equipados com um SSD.


USB 3.0



Se têm ficheiros grandes para copiar (para teste usei um ficheiro com 643MB)... rapidamente vemos que a velocidade anunciada de escrita é plenamente cumprida (e até superada por vezes). Na leitura, também facilmente se atingem os 70MB/s de leitura que são indicados.



No entanto, o caso muda de figura se se tratarem de milhares de ficheiros mais pequenos com tamanho diversificado. Copiando 2387 ficheiros (num total de 350MB), a velocidade de escrita baixa para uns mais vagarosos 5MB/s. Já na leitura, a DT3.0 continua a comportar-se bem, com velocidades na média dos 70MB/s indicados (e por vezes tendo picos bastante superiores... na imagem até podem ver que num certo momento até indicou mais de 200MB/s de leitura :)



USB 2.0


Regressando ao USB 2.0 que continua a ser o interface que provavelmente será utilizado em muitas situações, as situação é idêntica: em ficheiros grandes conseguimos tirar o máximo partido da pen, atingindo velocidades de 25MB/s em escrita e 35MB/S em leitura.



Mas da mesma forma, quando passamos para milhares de ficheiros mais pequenos, as prestações reduzem-se para médias de 4-5MB/s em escrita, e 9-10MB/s em leitura.



Apreciação Final

Considerando-se que as portas USB 3.0 começam a ser cada vez mais populares nos novos equipamentos, não faz sentido continuarmos a usar pens USB, especialmente as de maior capacidade (16GB+) que depois obrigam a longos minutos de espera para transferir alguns gigabytes.

Considerando que o custo destas Kingtson DT Elite 3.0 é já bastante aceitável (o modelo de 16Gb tem um preço indicado de 18€), não fará grande sentido estar a investir em Pens USB 2.0 com velocidades de leitura/escrita mais reduzidas.

O único ponto onde continua a ser necessário melhorar, é o desempenho em caso de escrita de milhares de ficheiros de tamanho reduzido. Neste caso, as prestações desta pen ficam bem afastadas daquilo que se pode obter ao fazer transferências de ficheiros de grandes dimensões. Talvez seja uma área que os fabricantes possam vir a melhorar utilizando uma pequena memória cache na PEN... (ou então, talvez a complexidade e custo acrescido não o justifique, face ao tipo de utilização que a maioria das pessoas irá dar a estas pens.)

Se o vosso tipo de utilização realmente for o de transferir milhares de ficheiros pequenos, talvez se torne mais compensador juntá-los num único ficheiro comprimido, e assim acelerar a transferência para a pen-




Kingston DataTraveler Elite 3.0

Prós

  • Velocidade de transferência
  • Sistema retráctil sem tampa
  • Preço


Contras

  • Velocidade de escrita no caso de "milhares de ficheiros" pequenos


A Kingston Data Traveler Elite está disponível em versões de 16, 32, e 64GB, com preços a começar nos 18€.

3 comentários:

  1. Esta análise confirma as minhas suspeitas, na sequência da compra recente de uma pen ADATA de USB 3.0 16GB.

    Em termos de velocidades de escrita, até aos 16GB os ganhos em relação a USB 2.0 são marginais. Já as pens de 32GB e 64GB apresentam velocidades de escrita mais de acordo com as reais capacidades do USB 3. Não consegui descobrir exactamente porquê...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nas de maior capacidade provavelmente podem distribuir as escritas por mais chips, e assim acelerar um pouco mais?

      À semelhança do que acontece nos SSD de maior dimensão.

      Eliminar
  2. Não comprem o q eu comprei, A Sandisk cruzer Blade (USB 2.0) o meu é de 32 gb e n passa dos 4 mb/s!!! Se tivesse pesquisado pela net teria visto muita a gente a queixar o mesmo das Cruzer Blade, seja os de 16 gb ou 32 gb. Irra!

    ResponderEliminar