2012/05/25
As Empresas do SPAM
Uma visita à pasta do Spam inspirou-me a deixar aqui um desabafo e/ou reclamação. É que, pelo meio da habitual lixarada de produtos pseudo-farmacêuticos que garantem aumentar a masculinidade de qualquer um; das tentativas de contacto para me informarem que ganhei milhões de dólares em jogos que não joguei e em países onde nunca estive; e de inúmeros contactos de investimento que me garantem ficar milionário em menos de 24h; surgem também - infelizmente - algumas empresas, entidades e produtos, que poderíamos imaginar estar "acima" deste tipo de publicidade abusiva e massificada.
Por exemplo, como se explica que a Optimus, Mastercard, Barclays, Sony, Medicare, e outros se "rebaixem" a este ponto e tenham que recorrer - directamente, ou indirectamente através de outros parceiros - ao spam?
Pior ainda... como se pode admitir que uma associação que diz zelar pelos interesses dos consumidores, como a DECO, seja uma das piores: continuamente recorrendo ao SPAM para tentar cativar clientes... e continuar a chatear mesmo que já o seja?
... Por muito que digam que o Spam continua a resultar, penso que em muitos outros casos apenas resulta em que todas estas entidades percam a sua credibilidade e desçam na consideração de quem tiver que tomar uma decisão entre estas ou "outras" empresas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O da DECO para mim é dos piores! Não consigo conceber ler na revista deles os queixumes sobre os outros e depois eles fazerem esse tipo de publicidade. E também aquelas ofertas de se assinar, receber um leitor de mp3 de qualidade super duvidosa!
ResponderEliminarÉ preciso ter lata.
A deco para mim já perdeu credibilidade a muito, esse tipo de actuação da parte deles é assim a muito, hoje em dia deve sair mais barato por ser por email, mas antigamente a caixa de correio não parava com envelopes enormes com informação do mesmo tipo, eu até percebo que precisem de sócios para se sustentar, mas isto é ridículo e rouba-lhes a seriedade
ResponderEliminarA revista da DECO nunca teve um pingo de credebilidade para mim, basta fazerem um teste a algo que tenho o mínimo de conhecimentos para entender que ou não entendem nada do assunto, ou fazem de propósito que é mais grave.
ResponderEliminarEu diria que são pagos para obter alguns resultados... mas eu sou mau feitio
EliminarO que me parece é que em muitos destes casos, a própria empresa pode não ser directamente responsável.
ResponderEliminarSe repararem nos links enviados nessas mensagens, normalmente vão dar a sites intermédios, e não directamente aos sites das empresas (pelo menos, não de uma forma directa).
Ou seja, na maioria dos casos, há um aproveitamento de certas campanhas, descontos, etc, por parte de entidades menos escrupulosas.
Lembram-se do caso de certos comerciais da ZON andarem a impingir pacotes Triple Play aos incautos, alegando que com a mudança para a TDT ficava muito mais "barato" aderir a um pacote da ZON?! Comerciais esses que foram afastados, mal a coisa se soube.
Pois, parece-me a mesma técnica...
No entanto nestes casos as próprias empresas não parecem muito interessadas em acabar com este tipo de mensagens, que pouco abonam a favor da sua imagem, mas enfim.
Imaginem que eu me registo em varias mail lists (DECO, ZON, etc) ou que até na altura em que me registei no site nao reparei que tinha lá uma checkbox a dizer que queria receber propaganda no email.
ResponderEliminarPassado uns meses não quero voltar a receber emails dessas mail lists. No lugar de retirar o meu registo nesses serviços, eu marco como spam esses emails.
Os filtros dos webmails (tal como o gmail) vão usando as nossas regras como normas e como tal basta considerar mos algumas vezes o email como spam para o gmail fazer isso automaticamente.
Onde eu quero chegar é que por vezes basta retirar o registo dessas mail lists e deixamos de ser "chateados" com esse spam. A forma mais simples é considerar spam e pronto...
PS.: se muitos utilizadores de gmail marcarem como spam emails tipo os da ZON, DECO, EDP, etc, é bem possível que eles passem automaticamente para a vossa pasta de spam também.
@Hélio
EliminarIsso seria verdade *se* eu efectivamente me tivesse registado para receber tais emails, e eles "erradamente" fossem considerados spam pelo gmail.
No entanto, não é o caso. Eu nunca pedi para receber emails de publicidade destas empresas - que, como já foi referido, muitas vezes nos chegam por serviços de terceiros.
Quando ao "remover" das listas de spam, essa infelizmente é uma das técnicas mais utilizadas para efectivamente informar os spammers de que estamos a lê-los, e assim validar o nosso email para receber ainda mais spam.
(Lembro-me de ter lido um artigo de alguém que se deu ao trabalho de analisar esse tipo de coisa, e ao tentar dizer que não queria mais spam... não teve qualquer efeito redutor na quantidade de spam recebido. :)
Epa, se estás a receber mails de empresas legitimas, com publicidades obvias, é claro que introduziste o teu mail em algum registo. Hoje em dia, basta um registo num simples fórum, que se não estivermos atentos estamos a concordar em ceder o nosso email para uma qualquer empresa de publicidade.
EliminarDeco, Optimus, Sony... parece-me oooooobvio que é esse o caso.
Quando a não fazerem Unsubscribe e marcarem como SPAM, eu recomendava-vos a lerem melhor a definição de mensagem de SPAM e agradecer-vos por serem dos principais responsaveis de eu ocasionalmente ficar com mails de publicidade legitima na minha pasta de SPAM! Obrigado!
"Spam is the use of electronic messaging systems to send unsolicited bulk messages indiscriminately"
EliminarAs empresas bem podem ser legítimas o quanto quiserem, tratando-se de emails não solicitados, são SPAM. Não há volta a dar.
E não, nem preciso "marcá-las" como Spam, que felizmente o Gmail já as conhece bem.
E sim, já fiz o unsubscribe a dezenas delas, sem qualquer efeito (fiz por descargo de consciência, sabendo que no pior caso, apenas continuarão a cair mais algumas na pasta de spam...)
Portanto, não se trata de nenhum caso de uma "legítima" empresa a actuar inocentemente e a ter alguma consideração pela forma como inunda muitos milhares de pessoas com os seus emails *não solicitados*, e que para além disso, são impossíveis de deixar de subscrever.
um pouco offtopic mas nem tanto assim: Relembro apenas que a DECO é uma empresa de...publicidade. Engana-se quem pensa que os sócios são aqueles que compram a revista: quem realmente "entra com dinheiro" são grandes grupos económicos. Defesa do consumidor? sim, mas já agora, não quer uma bimby?
ResponderEliminarComo alguns de vocês devem com certeza saber, a Indesit e a Ariston são marcas gémeas, cujas máquinas são feitas de forma igual e só mudam o exterior, apesar de em Portugal terem representates distintos.
ResponderEliminarAqui à uns anos a DECO fez um dos seus testes comparativos e contactou os representantes das marcas para enviarem máquinas para o teste que o fizeram. Passado uns dias um dos representantes das máquinas ligou a perguntar quando iriam devolver estas. A resposta que obteve foi : 'Mas temos de devolver? Normalmente oferecem-nos as máquinas' e lá foi feita a devolução.
No ensaio a máquina Ariston (que teve de ser devolvida) ficou em ultimo lugar da tabela enquanto que a sua irmã gemea nas três primeiras.
E esta hein?!
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminar@Anónimo
ResponderEliminarEmbora concorde contigo, há que manter uma linguagem apropriada. Há inúmeras formas de mostrar o desagrado, e justificar a nossa posição, sem que seja necessário recorrer a linguagem que não acho adequada a este nosso ponto de encontro digital que me dá muito orgulho de ter chegado onde chegou e continuar em crescimento.
Porque nao proibes anonimos? Quem tem opiniao nao tem medo de se mostrar. Esconder.se e ainda por cima ser mal educado é que é...
ResponderEliminarQuanto ao tema em discucao tenho uma duvida: porque e que por vezes mensagens pessoais mandadas entre amigos por exemplo vao para o spam?
Isso deve-se aos sistemas de detecção de spam, que por vezes considerarão que pessoas que enviam muitos emails, ou para muitas pessoas ao mesmo tempo, possam ser spam.
EliminarIsso dependerá de inúmeros factores: conteudo do texto, links, etc. - e são o "segredo" do jogo contínuo em que os spammers tentam arranjar formas de conseguir ultrapassar esses filtros e chegar às caixas de inbox, e os criadores dos filtros os tentam continuamente remover... infelizmente com alguns casos que poderão não ser spam.
Por isso é que convém ir espreitando a pasta de spam de tempos a tempos, para confirmar que não está por lá algum mail legítimo.