2012/05/08

A Origem dos ARM

Embora apenas nos últimos anos os CPU ARM tenham começado a ser falados e conhecidos por um público mais alargado - em virtude da sua presença nos smartphones e tablets - convém esclarecer que, tal como muitos outros, eles já por cá andam há várias décadas.

No entanto, não deixa de ser curioso conhecer um pouco da história da sua criação, numa altura em que as memórias nos computadores se mediam em bytes (sim, bytes, e não em "kilobytes" ou muito menos "megabytes" ou "gigabytes"!) e em que os Zilog Z80 eram dos CPUs mais confiáveis e populares - aquele que encontrariam no interior do vosso ZX Spectrum.

Pode dizer-se que os ARM foram feitos "à pressão" e com o propósito principal de serem baratos. Requisitos que terão sido responsáveis pela sua simplicidade... e que resultou igualmente numa eficiência que os foi tornando cada vez mais apetecíveis em mercados onde o uso da energia tenha que ser maximizado - como em todos os equipamentos que funcionam com bateria.

De origens humildes, os ARM começam a agora a entrar em mercados que muitos pensariam ser impensável, superando continuamente todas as barreiras (já temos CPUs quad-core, e outros que superam os 3Ghz de velocidade)... E como já disse anteriormente... não ficaria muito surpreendido se daqui por alguns anos, também o vosso ultrabook, televisor, ou até mesmo o vosso computador de secretária, tivesse no seu interior um destes CPUs.

1 comentário:

  1. A grande parte de televisores que tem funções de leitor multimédia já usa ARM.

    ResponderEliminar