2012/05/25

Programação Clássica no Windows 8 "Só a Pagar"


Más notícias para os programadores que esperavam continuar a criar programas "clássicos" para o futuro Windows 8. É que embora a MS diga que o ambiente clássico no novo Windows (idêntico ao Windows 7 e seus antecessores) continua a ser muito importante, a empresa decidiu que o novo Visual Studio 11 Express (gratuito) apenas poderá ser utilizado para criar Metro Apps.

Quem pretender criar programas clássicos, terá que comprar a versão "Pro" do Visual Studio 11, ou então manter-se com uma versão mais antiga do Visual Studio Express.

Ainda mais surpreendente, o próprio Windows SDK virá sem um compilador integrado, impedindo que mesmo quem se quisesse dar ao trabalho extra de criar programas "à moda antiga" possa criar programas clássicos sem recorrer a um compilador externo... como o do Visual Studio 11... a pagar.

É uma medida altamente controversa, e que fecha as portas a que muitos developers possam criar programas para o Windows... e não será necessário relembrar que uma plataforma apenas vale pelos programas que nela podem ser executados. Claro que haverá sempre outras formas de criar programas, usando ferramentas open-source e gratuitas; mas não deixa de ser muito curioso que a MS esteja a hostilizar os developers desta forma, limitando as suas escolhas a: ou fazes programas para "Metro", ou pagas!

4 comentários:

  1. A ver se os programadores começam a ir pra outros SOs com biblioetcas partilhadas por todos, isso é que era.

    ResponderEliminar
  2. A titulo de curiosidade, qual será a implicação desta medida em softwares gratuitos como Gimp, Openoffice, etc?

    ResponderEliminar
  3. @Anónimo Essas aplicações podem ser compiladas com GCC, um compilador gratuito!

    Se o vista foi o ME2 cheira-me que o 8 vai ser o ME3

    ResponderEliminar
  4. @Porfirio - Ok, Obrigado!

    ResponderEliminar