2012/05/25

S Voice Vs Siri - A Batalha da Voz


O reconhecimento de voz nos equipamentos mobile não é novo. Já no século passado os velhinhos pocket PC contavam com tais funcionalidades, que embora mais limitadas, tinham a vantagem de não depender de nenhuma "cloud" ou de uma ligação à internet para funcionarem. Mais recentemente, a Apple trouxe o tema de volta para a praça pública, com o habitual mediatismo, com a Siri. Um sistema que mais que o simples reconhecimento de voz, é também capaz de interpretar (até certo ponto) aquilo que dizem.

E agora, a Samsung responde com o S Voice (que já anda por aí na internet) no novo Galaxy S3. Mas então... que tal se comportam estes sistemas? E para descobrirmos, nada melhor que colocar o S Voice e a Siri lado a lado, e ver que tal se comportam.

Ignorando por momentos que para nós - aqui em Portugal - ambas as propostas continuam a ser meras curiosidades (uma vez que não suportam a nossa lingua), parece ficar demonstrado que estes sistemas podem ser interessantes... mas ainda têm um longo caminho pela frente a percorrer.

No meu caso concreto, reconheço que apenas uso a Siri muito ocasionalmente... mas que efectivamente se torna útil quando é preciso. Ainda no outro dia queria saber a que horas seria o por-do-sol (para fazer um timelapse com a GoPro :) e... em vez de andar a dar uso ao Google, foi muito mais simples perguntar à Siri, que prontamente respondeu. (Curiosamente, logo de seguida, para testar os seus limites, também perguntei quando seria o pôr-do-sol no dia 24 de Dezembro de 2012... mas aí ela já disse que não sabia, mas que no dia de "hoje" seria às "x" horas.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)