2012/05/19

ZeroN: Levitação Magnética Interactiva


Por muita tecnologia que se tenha à disposição, há ainda algumas áreas que continuam a parecer autêntica "magia". Pelo menos, é essa a sensação com que fico quando se fala na área do magnetismo, e que continuamente nos surpreende ao parecer quebrar as leis físicas a que estamos habituadas - como é o caso da levitação quântica.

Este ZeroN não vai tão longe, mas ao permitir suspender uma esfera metálica em pleno ar, e não só fazê-la levitar como também movimentá-la, para além de permitir usá-la como "controlador" para outros sistemas, continua a ser um exemplo fascinante de se ver.

O "truque" é conseguido através de um sistema magnético controlado por computador, que continuamente analisa a posição da esfera e faz os ajustes necessários para a manter a flutuar - assim como detecta o seu movimento (sendo até capaz de reproduzir a movimentação feita manualmente.) Um sistema de câmaras e projectores serve de complemento a este ZeroN, e o resultado pode ser visto no vídeo que se segue.


1 comentário:

  1. Impressionante. E um dia, estaremos nós humanos no lugar da esfera. À minha idade,olho para traz, e vejo-me com um tanque de lata, com uma pedra de isqueiro, e que com a corda que tinha, andava e fazia faíscas. Já não levitarei,,mas quicá os meus netos sim. Mundo maravilhoso. Obrigado Senhor.

    ResponderEliminar