2012/05/18

Pipe - Partilha de Ficheiros P2P via Facebook


Mais um exemplo que nos vem relembrar que, com tanta tecnologia que temos à disposição, muitas vezes as coisas mais simples continuam a ser das mais "complicadas" de fazer. Por exemplo, estão a falar com um amigo no Facebook... e querem enviar-lhe um ficheiro.

Lá terão que ir ao email e enviar o respectivo ficheiro como anexo; ou dar uso a um qualquer serviço de envio na net (e esperar que a privacidade do mesmo não seja comprometida); ou usar os serviços "na cloud" como o Dropbox ou... muitos outros sistemas. Mas todos eles representando complexidade acrescida para algo que deveria ser "fácil".

E é precisamente essa facilidade que este Pipe quer trazer aos utilizadores do Facebook. Inspirados pelos tubos dos jogos do Super Mario, onde o nosso herói pode viajar rapidamente de um lado para o outro entrando num lado de um tubo e saindo no outro lado; este Pipe permite que rapidamente enviem um qualquer ficheiro para outro utilizador do Facebook simplesmente arrastando-o para o "tubo" no ecrã.

As questões da privacidade e segurança são ultrapassadas, uma vez que o serviço não recebe os vossos ficheiros. A transmissão é feita directamente do vosso computador para o computador de destino (o chamado Peer to Peer, ou P2P) - usando o  Adobe Real Time Media Flow Protocol (em Flash) - e com os dados encriptados.

Parece ser uma boa forma de enviar ficheiros rapidamente... só falta que o Pipe fique efectivamente disponível para o público.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)