2012/06/21

Nokia Lumia 900 Chega a Portugal na Pior Altura

Já chegou às lojas nacionais o "topo-de-gama" da família Windows Phone da Nokia: o Lumia 900.

Um equipamento cujas características podem ser o que de melhor há nos Windows Phone, mas que estão muitíssimo longe do que se poderia esperar encontrar num equipamento que tem um preço de quase 600€.

Um processador a 1.4Ghz mas meramente single-core; um ecrã AMOLED de 4.3" ClearBlack de "luxo" mas com reduzidos 800x480 pixeis; sendo que apenas a câmara de 8MP está ao nível do que seria de esperar num equipamento desta gama - mas também ela limitada a captar vídeo HD 720p, quando todos os outros nesta gama de preços já gravam FullHD.


Como se isso não fosse já impedimento suficiente - há uma nova grande "machadada" que condena à partida qualquer sonho de sucesso deste esquipamento... e que é dada pela própria Microsoft!

Refiro-me obviamente ao anúncio do novo Windows Phone 8, e que não terá actualização disponível para nenhum dos equipamentos actuais. Será lançada uma actualização WP7.8 - que trará algum do novo aspecto visual do Windows Phone 8 - mas que nada faz para que as futuras Apps para WP8 possam correr nestes equipamentos, que ficam assim condenados ao "esquecimento".


Nem que fosse apenas por isto, a compra de um Lumia - ou de qualquer outro Windows Phone - seria já algo muito pouco recomendado. Mas, aliado a um preço de "topo", com características de hardware meramente medianas... não me parece difícil prever que este Lumia 900 (e a restante actual geração de Windows Phones) vá ficar "encravado" nas prateleiras das lojas.


Algo que não se poderá considerar ser nenhuma surpresa, a partir do momento que a MS anuncia publicamente uma nova geração de Windows Phone que "bate a porta" à geração actual, sem compatibilidade de Apps (as Apps actuais correrão no futuro Windows Phone 8, mas não o inverso) nem hipótese de upgrade para todos os clientes que "apostaram" nesta plataforma desde o início.

4 comentários:

  1. A Microosft vai de mal a pior como se já não chega-se o metro ser horrivel ...
    pior ainda é o avandono do Windows phone 7 e partida para o wp8
    faz lembrar quem tinha o windows Mobile e ficou na mer**

    Pena quem comprei um lumia ou outro wp7.5 e saber que não vai ter direito ao wp8 nos seus equipamentos
    é um crime Windows Phone nunca mais já me chegou quando a microsoft abandonou por completo o windows mobile

    e o mesmo esta preste a acontecer aos utilizadores wp7.5 daqui a 1 ou 2 anos podes dizer adeus aos lumia por não ter udpates
    Enfim é asneira atraz de asneira não aprendem nem a bem nem a mal
    Nunca pior é por causa destas porcarias e invenções da Microsoft que nunca mais volto ao windows , comprei um Android e estou muito mais satisfeito

    cumps

    ResponderEliminar
  2. A apple faz o mesmo e ninguem se queixa.
    O iOS6 é suportado pelo iphone 4 e 3Gs, no entanto a maioria das funcionalidades não dão nestes terminais, apenas funcionando no mais recente 4S.

    Quando foi apresentado o iPhone 4S, as novidades não eram nada de especial... Só o Siri e pouco mais.

    Se a microsoft desse o nome WP8 ao update 7.8 (que vem para os dispositivos actuais) seria exactamente a mesma coisa que a Apple faz e que ninguem se queixa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @Alex, Sim, já referi essa questão, que podemos dizer ser "semelhante"... mas há também uma *grande* diferença que não pode ser ignorada:

      É que com o iOS, podes ter um 3G ou 3GS, e ainda instalar as Apps mais recentes que vão saindo nos dias de hoje. Nestes windows, as Apps para os Windows Phone 8 não serão compatíveis com os equipamentos anteriores - ou seja: todos os que estão no mercado actualmente. Daí que... embora seja um passo "necessário" e que penso ser positivo a longo prazo... não deixa de ser bastante desagradável para quem tiver um Windows Phone actualmente - e, tal como dizia, de tornar altamente desaconselhável a compra de qualquer Windows Phone até que sejam lançadas os novos equipamentos com WP8.

      Eliminar
    2. Sem duvida, concordo totalmente ctg.
      Eu tive um Lumia 800 e apesar de ter sido o smartphone que mais gostei de usar, sentia-me limitado pela falta de apps (e de qualidade das mesmas) e pela imaturidade do SO.

      Agora tenho um iPhone 4 e estranhamente ainda não me convenceu. Dos androids e o Lumia que tive, este é o que não me aquece nem arrefece... LOL

      Eliminar