2012/06/20

Windows Phone 8


A Microsoft já desvendou oficialmente a sua próxima geração de smartphones: os Windows Phone 8.

Uma nova plataforma que, por muito interessante que venha a ser, começa já de forma que pouco agradará a quem tiver aderido aos actuais Windows Phone... pois nenhum dos equipamentos actuais irá ser actualizável para o Windows 8. A MS desculpa-se dizendo que os requisitos de hardware são diferentes (dual-core, etc.) e que os modelos actuais se ficarão pelo Windows Phone 7.8 que trará algumas das funcionalidades - como o novo start screen.




(Antes de começarem a crucificar a MS, pergunto se será assim tão diferente do que a Apple faz com o iOS, que está disponível para os iPhones antigos, é certo, mas sem - Siri, Navegação, etc. Seria melhor a MS ter feito a mesma coisa e dizer que o Windows 8 dava para todos, mas que nos antigos ficaria sem algumas funcionalidades, ficando novamente igual ao que o 7.8 permitirá?)


É que "lá dentro" ocorrem grandes mudanças, o Windows Phone 8 passa a ser baseado no kernel do Windows NT, e não do Windows Embedded/CE que era utilizado nos Windows Phone actuais - e que abre as portas para o desenvolvimento de software nativo em vez de estar limitado às linguagens .net.



A nível visual, os Windows Phone 8 passam a ter um start screen mais versátil, e com os live tiles a poderem ser configurados em três tamanhos diferentes, assim possibilitando a criação de um start screen mais personalizado de acordo com as preferências de cada utilizador.


A nível de capacidades do sistema, o Windows Phone 8 passa a dar uso (e a necessitar?) de CPUs multi-core; suporte para microSD; e 3 resoluções de ecrã: os actuais 800x480, e os novos WXGA (1280x768) e 720p (1280x720). A MS diz que os developers não terão que se preocupar com as resoluções, pois tudo funcionará "automaticamente" - vamos lá ver como é que isso funciona na prática.


No seu núcleo o Windows Phone 8 partilha elementos com os restantes membros da família Windows 8. Com isto a MS diz que se torna muito mais simples criar Apps para toda a família - por exemplo, um driver criado para o Windows 8 poderá ser também utilizado para um Windows Phone 8.


Como não podia deixar de ser, vem com o IE 10, que a MS diz ser mais rápido que todos os outros (incluindo o SGS3 e iPhone 4S.)


Também a "carteira digital" da moda, para pagamentos e suportando NFC está incluida; e - mais interessante para que não gosta de ficar perdido, a MS substitui o Bing Maps pelos mapas e navegação da Nokia - e sim, com suporte offline.



Sabendo-se que os jogos são factor importante, a MS relembra a facilidade com que os developers podem transferir os seus jogos DirectX11 para o Windows Phone 8, e assim trazer jogos de grande qualidade para a plataforma. Vantagem que se  estende a todo o tipo de Apps, e que poderá acelerar a criação de Apps para estes smartphone, como também tablets (os Surface), e computadores clássicos. É a tal "unificação" para qual a Microsoft estava perfeitamente posicionada, e da qual finalmente parece estar disposta a tirar partido.



Outra novidade, o muito esperado multitasking, que permite a integração total com chamadas VoIP e vídeo chat, e também para a navegação (parecem utilizar um sistema semelhante ao do iOS, com um número limitado de serviços bem específicos que podem funcionar nestes parâmetros.)

Também podemos contar com reconhecimento de voz (com fácil integração para que os developers a usem nas suas Apps); funcionalidades empresariais, para gestão destes equipamentos em empresas (incluindo a criação de App Stores "privadas" (interessante...)

Quanto a fabricantes, a MS diz que podemos esperar Windows Phone 8 da Nokia, Huawei, Samsung e HTC, com processadores "da próxima geração" da Qualcomm.


Para acalmar os potenciais novos clientes, a MS garante updates para os novos equipamentos durante pelo menos 18 meses, que também são feitos "OTA" (via WiFi, etc.) e que permite a utilizadores resgistados o acesso a versões "beta".



... Fico feliz por ver a MS a entrar "no caminho" que há bastante tempo eu vinha a dizer que seria a sua melhor (e única?) hipótese. Embora as previsões sejam sempre daquelas coisas que ninguém pode garantir, acho que estes passos que a MS está a dar a afastam daqueles cenários de derrota e colapso que alguns vaticinavam.
Claro que não vai ser fácil cativar clientes e ganhar quota de mercado, o mercado está agora mais "saturado" que nunca, com iOS e Android... e o Windows Phone está a começar praticamente do zero (com os actuais modelos a terem feito o papel de versões "beta" apenas para desenrascar). Mas... o que é certo é que fica dado o mote para a direção em que a MS vai seguir - sendo que ainda será de esperar mais anúncios (as tais oito nova plataformas?)

Com o Windows 8 nos desktops, portáteis, tablets Surface... e com o potencial de criação de novas Apps que isso irá ter; não me parece difícil imaginar que muitas pessoas depois desejem usar os mesmos produtos nos seus smartphones. E isto, na minha opinião, vai ser o maior trunfo desta plataforma Win8 "universal".

... Vamos lá ver se é uma previsão falhada ou acertada. Coisa que só o tempo poderá responder... :)

[fotos via The Verge]

15 comentários:

  1. "Para acalmar os potenciais novos clientes, a MS garante updates para os novos equipamentos durante pelo menos 18 meses(...)"

    Quer isso dizer 18 meses "de vida" de um equipamento de 500/600€?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Medes a vida útil de um equipamento pela actualização do seu software?

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Pelo menos 18 meses, não quer dizer que esses de 500-600€, os de gama alta, não recebam durante mais tempo.

      Eliminar
  2. Depois do Surface, mais um dia com novidades interessantes da MS. O facto de não actualizaram os telemóveis antigos garante que não temos lag e "inadaptação" de conteúdos aos novos telemóveis. Manter os padrões altos nunca é mau. E para além disso a maior porta das pessoas tem um turnover de telemóveis nos EUA é de aproximadamente um ano - dai os 18 meses são razoáveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curioso que quando é a Google e o Android fala-se logo de fragmentação.

      Eliminar
  3. A minha pergunta, no android ou no iOS tens mais? NÃO...
    A MS está a dar os passos que devia ter dado aqui à 4 anos a trás é certo, mas está a faze-lo de maneira a ser bem feito.

    Os produtos estão com excelente aspecto (caso da surface), ambiente bastante optimizado e reparem que um single core com WP7 tem muitos menos BUGS que um android ou lentidão que um iphone 4S...

    Eu sou fã de android mas também dos produtos MS e vejo-me brevemente a adquirir uma tablet com windows 8 e quem sabe a comprar o WP8

    ResponderEliminar
  4. Realmente é uma boa notícia... Se tudo resultar como planeado a MS está no caminho certo. E agora certamente que teremos quad-cores com Windows8, o que é fantastico. Daqui a dois anos, se tudo correr bem à microsoft certamente que comprarei um Smartphone com Windows8.

    ResponderEliminar
  5. Acho que a Microsoft vai duplicar a sua quota de mercado nos smartphones. De 2% para 4% ou mesmo mais.

    Só ainda não percebi foi as diferenças entre Windows Phone 8 e Windows 8 RT. A diferença é só que um é para smartphones e o outro para tablets ARM ?

    ResponderEliminar
  6. Quando saem os smartphones com Windows Phone 8?
    Gostei dos 18 meses de updates garantidos, possivelmente os flagships até será mais tempo. e um dos CPUs pelo que li na The Verge será o S4 Pro, muito bom.

    E eu que estive à coisa de 30 minutos para comprar um Galaxy S3 para substituir o Galaxy S1, só não o fiz porque não havia em Azul, e agora vejo isto...que gosto, mas sinceramente não sei se espere. O que acham?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o S3 é uma máquina e o android é um sistema operativo muito bom pela sua personalização mas parece.me sempre um pouco "baratucho" para o preço que estamos a pagar. Acho que a combinação Nokia+Windows talvez nao seja má...mas sinceramente uso um android (galaxy s plus) e adoro-o. Nunca tive a sorte de ter muito tempo um Windows nas maos durante uma semana por exemplo

      Eliminar
  7. para ajudar a festa as aplicações feitas para o wp8 não correm no wp7 ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. solução, fazer apps apenas para wp7 de modo a correr no wp8 ;)

      Eliminar
    2. No WP7 não tens acesso a programação "nativa", como se terá no WP8. :)

      Eliminar
  8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar