2012/06/21

O Impacto Social dos Óculos do Google



Não será segredo que estou bastante curioso com o que a massificação de um equipamento como o que o Google pretende criar com o seu Project Glass poderá significar. Numa altura em que grande parte da população já vive de cabeça baixada, de olhos postos nos seus smartphones e telemóveis, e com os ouvidos tapados por headphones, poderia suspeitar-se que a chegada deste tipo de óculos digitais pudesse fazer com que esse "isolamento" se tornasse ainda maior.

Mas, eis que surge um relato que nos faz pensar que pode ter precisamente o efeito contrário: o de tornar a tecnologia menos intrusiva do que a que actualmente existe. Em vez de estarmos rodeados de equipamentos digitais, estes óculos poderão fazer desaparecer a maior parte deles - ou quase a sua totalidade, assim que a tecnologia amadurecer e os interfaces e programas se forem tornando mais úteis que nunca - fazendo-nos esquecer os actuais interfaces que consideramos "indispensáveis".

Sinceramente... espero que sim. Porque nada melhor há do que imaginar exactamente... aquilo que ninguém imaginaria ser possível. Relembro-me das velhas histórias de ficção científica, onde autores imaginava um mundo onde havia estações com centenas de pessoas que liam as notícas com linhas telefónicas dedicadas, para que cada pessoa pudesse ouvir as notícias "personalizadas" do dia... Era uma altura em que seria considerado impossível - inimaginável - conceber os sistemas que temos actualmente.

Precisamente o mesmo que certamente voltará a acontecer daqui por outro século, altura em que as pessoas provavelmente se rirão daqueles que imaginavam que seria impossível viver sem teclados ou ratos.

1 comentário: