2012/07/05

Actualizações Corrompidas na App Store

Os utilizadores que sofram do "síndroma das actualizações diárias" - ou seja, todos aqueles que diariamente, e de forma quase obsessiva, se sentem obrigados a fazer todas as actualizações das Apps que vão acumulandos nos seus iPhones e iPads - podem deparar-se com o seguinte problema: ao que parece, existem alguns problemas na App Store que fazem com que as actualizações de Apps feitas logo após a sua disponibilização possam estar corrompidas.

Actualização: o problema já está resolvido... e afinal a culpa era do DRM.

Isto é um problema que tem afectado o Instapaper, o Goodreader, e muitas outras apps (Readdle Scanner Pro, Angry Birds Space HD Free, Redshift, Pinball Maniacs, Melodies Pro, etc. etc.) cujos utilizadores serão confrontados com uma App que deixa de arrancar e, logicamente, pensará que será por culpa do responsável da App.

O problema ainda não parece estar explicado ou resolvido, mas parece estar relacionado com a encriptação das Apps feita na App Store, e que parece não afectar quem esperar algum tempo antes de efectuar as actualizações (deixando passar algumas horas depois de ela ter ficado disponível).

Portanto, é aconselhável que não tenham pressa para fazer actualizações das vossas Apps. E no caso de terem sido afectados por este bug, a solução passa por remover e reinstalar a App; ou no caso de ser uma App com conteúdos que desejem manter intocados... poderá obrigar a algumas manobras bem mais complicadas, como descrito pela equipad do Goodreader.

2 comentários:

  1. O conteúdo das aplicações mantém-se mesmo que a desisnstalamos e voltamos a instalar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. Isso é só nas que guardarem os dados na iCloud (ou nos seus próprios serviços). Noutras - como no Good Reader - os conteúdos são eliminados quando desinstalas as Apps.
      (Senão, imagina o que seria teres uma App como um leitor de documentos ou um dropbox, onde colocavas uns "gigas" de conteúdos locais, e depois removias a App e continuavas a lá ter o espaço ocupado sem hipótese de o apagar.)

      Eliminar