2012/07/05

Faróis Inteligentes Tornam a Chuva Invisível


Embora os sistemas de iluminação nos automóveis muito tenham evoluído nos últimos anos - com as lâmpadas incandescentes a darem lugar aos "Xenon", HID, e até LEDs, e a complexos sistemas de luzes adaptativas - há também situações onde a luz acaba por iluminar coisas que não deve... como é o caso da chuva.

Poderia parecer ficção científica ter um sistema de iluminação capaz de iluminar a estrada mas não as gotas de chuva que vão caindo... mas há quem esteja a trabalhar nisso.

O sistema conta com uma câmara que determina a posição das gotas de chuva, e prevê a sua posição futura. Esses dados servem para criar um padrão do que não se deve iluminar (as gotas), que é projectado pelo veículo (em vez dos faróis temos projectores).

As vantagens de ter projectores em vez de simples "lâmpadas" como faróis podem ir muito para além disto, pois também há projectos que utilizam o mesmo conceito para projectarem informações à frente do veículo (por exemplo, as instruções de navegação para onde se deve virar), e também para se adaptarem de forma ainda mais dinâmica às condições da estrada (evitando o encadeamento do trânsito que segue em sentido contrário, por exemplo) de forma muito mais avançada do que é possível com os actuais sistemas adaptativos.



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)