2012/07/06

As Respostas por Voz no Android Jelly Bean



O novo Android 4.1 Jelly Bean do Google vem repleto de novidades, mas uma que certamente será colocada à prova será saber que tal se comporta perante as perguntas que lhe podemos fazer por voz. Uma funcionalidade que sem dúvida será comparada à exaustão com a Siri da Apple (e que já foi alvo de "ataque" por parte da Apple para impedir que devolva resultados no próprio equipamento). Mas, mesmo se considerarmos que ainda seja um projecto pouco maduro... não deixa de ser impressionante ver o que já é possível fazer-se considerando o seu comportamento a responder a mais de 40 perguntas que poderíamos fazer em circunstâncias reais

O vídeo que se segue demonstra-o perfeitamente, sendo que as edições foram feitas apenas para eliminar os intervalos e reordenar as perguntas para um agrupamento mais lógico (se tiverem dúvidas poderão ver que as perguntas que por vezes aparecem no ecrã acabam por ser feitas mais cedo ou mais tarde.)

Só nos falta ter estas coisas a funcionar em português... ;)

4 comentários:

  1. Depois de ver esse video e o video da Siri a responder as mesmas perguntas (com link no video), acho que o do android já é bem melhor que a siri, pelo menos tem melhor apresentação (estar estar a dizer isto do android quando toda a gente fala do look apple) e a voz é melhor e necessita de menos input.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Siri ainda tem alguma capacidades extras como marcações no calendário e umas coisinhas. Mas a Apple não tem know-how para competir com a Google neste ponto, basicamente metade das respostas vêm do Wolfram Alpha e do Yelp. A Google faz tudo in house que dá muito mais controlo sobre a qualidade do produto.

      Eliminar
  2. Bem, a velocidade de resposta, a qualidade de resposta, a qualidade de interpretação do som, a qualidade da voz de leitura...isto é mesmo uma funcionalidade fora de série. Abrir o browser e escrever para procurar coisas...não há comparação meus caros.
    Eu sou do tempo de aceder à net só para estar no mirc e páginas era só meia dúzia lá por 1995. Mas que salto heim! Viva a tecnologia.
    Obrigado google.

    ResponderEliminar
  3. De facto uma coisa engracada para impressionar os amigos mas nao tenho tanta certeza quanto à utilidade. Ja se faz tudo isto sem voice ou siri... O google now ja é outra historia

    ResponderEliminar