2012/07/19

Deco vai Processar a Apple


À semelhança do que se passou em Itália, também em Portugal há quem esteja interessado em tentar conseguir uns euros à custa da Apple clarificar a situação das garantias da Apple. Neste caso, a sempre amiga do consumidor (pelo menos, dos que lhes pagam) a DECO - também conhecida pelo seu respeito supremo pelas pessoas que diz defender, recorrendo continuamente ao SPAM para tentar cativar mais associados... mesmo que isso implique enviar os tais emails de SPAM para os que já o sejam. Mas adiante...

A DECO diz que a Apple não cumpre as leis comunitárias que exigem um período mínimo de 2 anos de garantia, e que tenta "impingir" a sua garantia Apple Care aos seus clientes.

Se é certo que há casos onde a linguagem utilizada pela Apple pode induzir em erro (veja-se o caso do iPad "4G", que por cá apenas funcionaria em 3G, e indubitavelmente induziria muitos compradores em erro), neste caso das garantias penso que... não será o caso.

Ora veja-se o que diz a própria Apple acerca das garantias no nosso país.


Sim, a Apple oferece a sua habitual Garantia Limitada por 1 ano; mas que em nada interfere com a garantia exigida por lei durante o período dos 2 anos.

Quais as diferenças? Bem, como se pode ver, a garantia da Apple permite-nos lidar directamente com a marca, assim como ter um serviço de recolha e entrega dos equipamentos afectados, e que cobre defeitos que surjam após a venda do equipamento; enquanto que a garantia "normal" cobre apenas defeitos de fabrico, e todo o processo sendo feito por intermédio do vendedor do equipamento.

Portanto... não estou a ver que motivos a Deco pensa haver para processar a Apple... mas eles lá saberão, melhor que eu.

O que sei é que já varios colegas e conhecidos tiveram que dar uso à garantia no prazo dos 2 anos, e não tiveram qualquer problema. E por norma, os casos de problemas que ouço falar, são normalmente de iPhones, cujos casos tinham que ser tratados pelas operadoras de telecomunicações - e que habitualmente "atiram as culpas" para a Apple (factor que no nosso país era ampliado devido à Apple não vender directamente os iPhones, e redireccionar-nos para os operadores.) Aí sim, há muito por esclarecer, e por determinar até que ponto a culpa é dos operadores, ou da Apple. Mas também aqui, conheço vários casos de compras feitas directamente à Apple noutros países europeus, e que nunca tiveram problemas de garantia dentro dos 2 anos "de lei".

Mas... sou sempre a favor da defesa dos direitos dos consumidores, e ficarei a aguardar ansiosamente pelos desenvolvimentos deste caso. Espero apenas que de seguida outro caso surja, de alguém que também nos faça o favor de processar a DECO para que deixem de enviar o SPAM que enviam - e para ser simpático até aceito uma indemnização de apenas 5 euros por email de spam recebido... o que já deve ser suficiente para me reformar e nunca mais ter que trabalhar, ou quem sabe, até para resolver o problema do défice no país e evitar o corte dos subsídios. ;P

28 comentários:

  1. O tempo de garantia também me preocupou na altura que comprei o iPad na loja online.
    Esse assunto foi bastante discutido no forum Zwame e pelo que diziam, mesmo a Apple tendo no site 1 ano, cá em Portugal a garantia é de 2 anos.

    ResponderEliminar
  2. Dizer que a DECO ou equivalente em Itália está a tentar ganhar dinheiro à custa da Apple parece-me de mau gosto Carlos visto que o contrário então seria verdade, A Apple ganhar dinheiro à custa de clientes não informados.

    Conheço 3 casos em que a garantia da Apple para funcionar foi necessário andar com cartas para trás e para a frente para se resolver o caso, isto porque segunda a vodafone a Apple não aceita dispositivos com marcas de uso tipo gastos nos cantos, etc, etc...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, mas lá está... como referi, todos os casos que conheço de "queixas" são contra os operadores.

      Todos os que têm lidado directamente com a Apple... não tenho ouvido queixas nenhumas.

      E como está bem expresso no site, a garantia é dos 2 anos, como manda a lei.

      E cá pelo que sei, a Apple tem tenta "impingir" a garantia Apple Care, como parecia acontecer em Itália.

      Eliminar
    2. Quando se diz que a informação "está bem expressa no site"... Sim está, no link que o Carlos dá.

      Outra coisa diferente é dizer se esse link está bem expresso no site, isto é, se é facilmente acessível.

      Fiz o teste de simular uma compra e não reparei em nenhum link directo para esse endereço (tive alguns para o plano Apple Care).

      A forma mais rápida que encontrei de lá chegar foi através do mapa do site, o que mesmo assim ainda requereu alguns clicks.

      Para mim, é informação que devia estar facilmente acessível e não que me obrigasse a ir intencionalmente à sua procura.

      Eliminar
    3. @Alexandre

      Agora tenta descobrir a página no site da DECO que nos permita deixar de receber spam deles! ;)

      Sinceramente, é como disse - há muita coisa a criticar à Apple, e até pode ser que aqui no caso das garantias seja necessário clarificar as coisas, mas penso que o caso está a ser completamente desproporcionado e transformado em "tempestade num copo de água".

      Quantas vezes é que o pessoal se preocupa em ler as regras de garantia em qualquer outra coisa que compre? Sabe que tem os 2 anos obrigatórios e pronto. E aqui na Apple é precisamente o mesmo. Não sei porque insistem em fazer confusão com os planos Apple Care (com 1 ano oferecido, ou os outros via pagamento extra) - tal como muitas lojas já fazem coisas idênticas, como a FNAC, Rádio Popular, etc. com as suas "garantias" extra.

      Eliminar
    4. Mas aqui o que me importa não é a DECO. Nunca dei atenção à DECO, nem faço intenção de dar. Daí que a questão do spam ou outras, me passem ao lado. Se o fazem acho péssimo, mas isso é outro assunto.

      Concordo que na maioria das vezes as pessoas simplesmente assumem que tem 2 anos de garantia e ponto final. O problema poderá estar quando algumas podem ser induzidas em erro por tácticas comerciais mais agressivas.

      As garantias extra oferecidas por FNAC's e afins, normalmente são para cobrir acidentes, roubos, etc. Não vindo do fabricante, à partida, não levanta a dúvida de, em caso de ter problemas, obter um "tratamento de 2ª" em relação a quem tenha um plano Apple Care.

      Pessoalmente e para ser sincero, tudo isto não é coisa que a mim me faça confusão... Mas compreendo que possa fazer a outros e só lamento que a informação clara/importante para o consumidor seja intencionalmente colocada de forma menos acessível. O que serve para a Apple e para muitos outros.

      Eliminar
    5. Gosto sempre do argumento de justificar a má informação da APPLE com o facto de a DECO fazer igual :-) Priceless
      Parece que vos cai alguma coisa cada vez que se fala da APPLE por maus motivos. Ganham alguma comissão? Obrigar a APPLE a ser mais clara nos serviços que vende só é benéfico para os consumidores. e sim consumidores em geral e não só aos associados da DECO!

      Eliminar
    6. Gosto sempre do argumento de justificar a má informação da APPLE com o facto de a DECO fazer igual :-) Priceless
      Parece que vos cai alguma coisa cada vez que se fala da APPLE por maus motivos. Ganham alguma comissão? Obrigar a APPLE a ser mais clara nos serviços que vende só é benéfico para os consumidores. e sim consumidores em geral e não só aos associados da DECO!

      Eliminar
    7. @Bruce

      Certo, mas apenas critiquei esta manobra pelo facto de me parecer apenas uma manobra de marketing por parte da DECO. Fazer isto para "clarificar" uma situação, quando na prática a Apple já cumprirá o que é exigido por lei? A sério que náo haverá nada mais em que a DECO pudesse colocar acima disto na sua lista de prioridades?... Coisas como talvez, exigir que os novos fornecedores de electricidade oferecessem tarifas bi-horárias ou 1001 outras coisas bem mais gravosas para os consumidores, do que, como referi, estar a discutir gramática... (embora, ache muito bem que a situação seja clarificada, tal como o foi no iPad 4G - e aí sim, acho que era mesmo abuso por parte da Apple ter mantido o 4G nos mercados em que apenas funcionaria em 3G).

      Eliminar
    8. E aqui tb é abuso por parte da APPLE. Basta correr meia dúzia de fóruns para encontrar vários incautos que compram extensões de garantias porque pensam que por terem comprado online só têm direito a um ano de assistência. Quem encheu os bolsos, quem foi?
      Acho que não existe margem para duvidas que existem clientes a serem enganados, e a DECO só faz o que os seus associados se queixam. A meu ver a questão principal é. è mesmo um erro de gramática ou é propositado? E olha que a APPLE sabe muito bem o que tem publicado no seu site. E mesmo após várias queixam e questões nunca se dignaram a alterar o seu conteúdo. Espero que sejam obrigados a fazê-lo à semelhança do que aconteceu em outros países europeus!

      Eliminar
  3. Creio que o problema que se coloca é: houve algum caso de um consumidor que não teve o problema sanado dentro do prazo legal de garantia de 2 anos? Se houve, então é procedente a denúncia. Se não houve, então mais parece aqueles casos em que se aproveitam a "onda" contra uma determinada empresa ou entidade para tirar alguns cobres da mesma. Em tempos esse papel coube à IBM, depois foi a Microsoft e agora pertence à Apple. No futuro caberá à Google ou outra qualquer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu...
      Aqui à uns anos comprei um iPod Mini na pixmania pra maria.
      Passado um ano e tal, a bateria começou a berrar...
      Fui a algumas assistencias tecnicas em Lx, e ng me quis arranjar o ipod pq alegavam que so comprado ca é que ha direito aos 2 anos... e que eu saiba desde q seja comprado na UE, ha direito aos 2 anos de garantia...

      Eliminar
    2. E a Pixmania não é tem até lojas físicas em Lx e no Porto? Mais de cá não poderia ser! Creio que deverias ir directamente à loja.

      Eliminar
    3. Na altura nao havia lojas fisicas...

      Mas isso até é parvoice...
      Ja tive, ou da empresa, Gadgets de varios fabricantes, Sony Ericsson, Nokia, HTC, Canon, Samsung, Panasonic, etc... foi so levar à assistencia tecnica e sempre arranjado sem problemas, tenha comprado aqui ou na UE... logo por azar Apple, recusa, oh wait... é maça, é bom, n podemos reclamar...

      Eliminar
  4. "Quais as diferenças? Bem, como se pode ver, a garantia da Apple permite-nos lidar directamente com a marca, assim como ter um serviço de recolha e entrega dos equipamentos afectados, e que cobre defeitos que surjam após a venda do equipamento; enquanto que a garantia "normal" cobre apenas defeitos de fabrico, e todo o processo sendo feito por intermédio do vendedor do equipamento."

    Desde quando é que uma garantia cobre apenas os defeitos de fabrico? Se o aparelho avariar não tem que ser necessariamente defeito de fabrico, e aí a Operadora ou Qualquer outra loja deve enviar o equipapento para a Marca, e penso que seja aí que a Apple diz que é só 1 Ano, quando deviam ser 2 pela lei Portuguesa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aí já serão interpretações...
      As garantias são precisamente para cobrir "defeitos de fabrico", fazendo com que o equipamento tenha que funcionar - de acordo com a utilização adequada - durante os 2 anos pelo menos (e esperemos que bem mais!)

      Nenhuma garantia "normal" te cobre dados por uso indevido, ou peças de desgaste, por exemplo.

      Eliminar
    2. Bem tive um telemóvel Huawei que avariou o LED passado uns meses, pode ser realmente considerado defeito de fabrico ou não, depende da interpretação. O que foi feito neste caso a TMN (operadora na altura) enviou o telefone para a marca, isto aconteceu duas vezes, à terceira deram-me um novo.

      Penso que o processo tem a ver quando se envia o telefone para a marca em que a Apple só diz dar um Ano quando devia dar 2 como está na lei do País.

      Não é certamente a operadora ou a loja que se vai por a arranjar o telefone ou o que quer que seja, a não ser que esteja certificado para isso.

      Eliminar
  5. Este deve ter sido o pior artigo/noticia que já li neste site.
    Claramente tendencioso...fico com a ideia de que quem ganha dinheiro com a Apple é este site, pela defesa/publicidade que lhes fazem.
    Para este senhor a Apple tem sempre razão, mesmo não respeitando as leis. Chega mesmo ao ponto de insinuar de que a única objectivo da Deco é ganhar algum dinheiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva

      Olha, o "Troll Anónimo" registou-se como... "Troll Desconhecido"?!?!, wtf?
      É mesmo troll... eheheh...

      Eliminar
    2. Ainda está por provar que a Apple não cumpre as leis (neste caso), e é isso mesmo que vamos ficar a saber - caso a DECO efectivamente leve isto até ao fim, e não tenha usado isto apenas como publicidade.

      Para além disso, "este senhor" não diz que a Apple tem sempre razão - muito pelo contrário - sendo o caso do iPad "4G" que critiquei recentemente, sendo o mais recente.

      De resto, apenas acho que a DECO bem que deveria ter alguma decência (não recorrendo a SPAM para - isso sim - aliciar novos clientes de forma abusiva) - e talvez também alguma noção das prioridades...

      Para quem tanto quer defender os consumidores, não percebo porque motivo não faz o máximo de pressão no acerto dos preços dos combustíveis (muito mais escandaloso e gravoso do que estarem a discutir se a descrição de "defeitos na altura da venda" coincide com o que a lei Europeia/Portuguesa exige.

      ... Assim como talvez se preocuparem com as absurdas taxas de "potência contratada" na conta da electricidade, vindas para substituir as "mensalidades" que justamente foram abolidas... e que, penso eu, seria um trabalho bem mais apreciado pelos ditos "consumidores".

      Eliminar
    3. E pensar que a praga da trollagem já havia terminada com o fim dos "anónimos"... Para os que não sabem a DECO é uma entidade privada que arvora-se em defensora dos consumidores, mas não tem estatuto oficial para isso. É uma entidade de direito privado como a Federação Portuguesa de Futebol, o Automóvel Clube de Portugal, etc. Não sendo uma entidade sem fins lucrativos, tem obviamente como objectivo o lucro. Isso em si não é nenhum problema, desde que deixe isso claro aos seus filiados e ao público em geral.
      Pior que não saber o que fala é falar sem medir as consequências. Atacar a honra das pessoas sem a menor cerimonia só com o anonimato como escudo é mesmo de covardes.

      Eliminar
    4. 1. Fiz o comentário através de uma conta Google, logo, não foi anónimo, não apareceu nenhum campo para colocar o nome.
      2. Se eu sou troll os senhores são carneiros, tudo o que a Apple faz é que está correcto!
      3. Estou a usar o meu IPad (3) para fazer os comentários, ou seja, tenho um produto
      da Apple mas recuso-me a ser "carneiro"

      Eliminar
    5. Agradeço que mantenham a conversa em tom civilizado. Já se acabou com os comentários anónimos precisamente para tentar evitar estas situações.

      Cada um é livre de ter as suas opiniões, e concordar ou discordar do meu ponto de vista. E todos são bem-vindos a aqui partilhar a sua opinião, desde que não faltem ao respeito às outras pessoas.


      Quanto aos "carneiros" que referiu, concordo plenamente, e sempre incentivei a que todos pensem pela sua própria cabeça, e que questionem sempre aquilo que lhes é "dado". Mas, por isso mesmo, ressalvo que se torna importante não estar a dizer que quem está do outro lado da cerca são "carneiros", quando do do seu próprio lado o "rebanho" é idêntico preferindo apenas outro tipo de erva.

      A Apple não é perfeita (como nenhuma outra empresa); ninguém está acima da lei (ou pelo menos, não deveria estar). Mas tal como a DECO se revela tão preocupada em que a Apple siga a lei; também eu me preocupo com uma DECO que recorre a métodos *ilegais* como o SPAM para azucrinar os consumidores.

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. A queixa da DECO centra-se SÓ no Site da Apple, visto não haver lojas fisicas em Portugal, esqueçam as compras nas Fnac's, worten's e premium reselers. Eles dizem que a Apple alicia os clientes a comprarem o AppleCare Protection Plan, como tudo só adquire um certo produto quem quer, as pessoas não são obrigadas, no fundo isto é a base do negócio, o aliciamento. A garantia de 2 anos existe e é dada pela Apple.

    A explicação das garantias está lá no site, em caso de duvidas têm lá o numero pra telefonar.
    Agora que aquilo podia estar mais bem explicado, isso podia, e acho que é aqui que existe a razão da queixa, a Apple tem de ser mais clara na exposição das coisas, como aconteceu com o "4G" do iPad.

    Ainda outro dia fui ao banco e fui aliciado para fazer um seguro de saúde, quando comprei uma televisão na worten e fui aliciado a fazer uma extensão de seguro, e com o frigorifico foi igual e sou aliciado semanalmente pela DECO, com brindes e prémios e grandes regalias para me tornar membro.

    Isto é negocio meus amigos, este tipo de práticas irá sempre existir em todo o lado, toda a gente faz isto, o problema é que quando e a Apple o problema é sempre multiplicado por 1000.

    Acho que a DECO não fez isto pra ganhar dinheiro, não, mas conseguiu os 15min de fama à conta de ter ido à boleia dos italianos.

    ResponderEliminar
  8. Bem, eu nunca comprei, nem tenho nenhum produto da Apple, não sei se é bom ou mau, só quero comentar o facto da garantia da Apple, se é um ano para avarias e dois anos para defeitos de fabrico, enquanto possível cliente dado que não compro directamente à apple, a loja que vende o produto apple tem de assumir a responsabilidade caso seja coberto por garantia se não quiser ter problemas legais, eu acho que não existe legislação especifica para os produtos da Apple no que toca a garantias.

    ResponderEliminar
  9. Mas tanto barulho para que? A DECO até foi a ultima a acionar os mecanismos de denuncia e contencioso aqui na Europa, já em quase todos os países a Apple está em tribunal por não respeitar a lei da comunidade europeia quanto às garantias (e atenção que é em todos os produtos que estão à venda da apple na europa). E mais, um importador em entrevista um jornal (passou em quase todos os orgãos noticiosos) confessou ter ido à falencia por isso mesmo, ter dado garantias de 2 anos e nunca as ter recebido da apple.

    ResponderEliminar