2012/07/25

Ecrã do Nexus 7 "Estragado" por Má Calibração?


O Nexus 7 do Google já foi submetido aos exames minuciosos do Dr. Raymond Soneira da DisplayMate Technologies e... o resultado poderia ser excelente, mas é infelizmente estragado por um pequeno pormenor.

Usando um LCD IPS de 1280x800, os testes demonstram que o brilho do ecrã está ao nivel do que se esperaria (350nits), o nível de contraste (1000) é excelente, a gama de cor atinge uns interessantes 86% (longe dos 99% do iPad 3, mas bem acima dos 60% da maioria dos LCDs usados em equipamentos mobile), e... até aqui, tudo pareceria indicar que o Nexus 7 tem um grande ecrã.

No entanto, parece que o ecrã falha num aspecto bastante importante, a escala de cinzentos parece estar mal calibrada, fazendo com que as imagens percam bastante detalhe e sofram de contraste reduzido nas partes mais luminosas. Este é um efeito que alguns fabricantes utilizam propositadamente para fazer com que os seus ecrãs pareçam mais brilhantes do que são na realidade, mas que neste ecrã seria perfeitamente desnecessário e que assim estraga a experiência de ver fotos e filmes (e que também afecta as Apps, como o Chrome).

Falta agora saber se esta calibração pode ser corrigida por via de uma actualização de firmware, ou se se trata de uma calibração de fábrica que não pode ser corrigida por esse modo (o que seria uma pena).

3 comentários:

  1. Cada dia que passa encontram-se mais defeitos no Nexus 7... Vou perdendo assim interesse em comprar um quando chegar cá ao mercado... De qualquer forma espero pela análise do AadM e espero que ponham a prova os defeitos possivelmente encontrados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há que manter as coisas em perspectiva... Os defeitos são sempre relativos: e é preciso não esquecer que estamos perante um tablet de 199€, com muitas características ao nível de um "topo-de-gama".

      Parece-me que se pode desculpar perfeitamente algumas destas coisas. Embora aqui neste caso do ecrã, seja pena, pois o ecrã é excelente, e isto da calibração poderia ter sido facilmente evitável.
      (O mais natural é que tenham utilizado uma calibração "para ecrãs foleiros")

      Eliminar
  2. NÃO RECOMENDO! Comprei um em Miami, chegou funcionando beleza, mas depois de um tempo parou de funcionar. Não liga de jeito nenhum. E aqui a garantia não serve, pois foi comprado em outro país. Perdi U$200,00 em menos de 1 mês de uso.

    ResponderEliminar