2012/06/27

Google Revela Tablet Nexus 7


Depois do novo Android 4.1 Jelly Bean, foi tempo de ficarmos a conhecer o muito aguardado tablet "low-cost" do Google: o Nexus 7.

Actualização: já temos a análise ao Nexus 7 publicada.

Comecemos pelo vídeo publicitário, que assim já vêem o brinquedo a mexer...



O NEXUS 7


O Nexus 7 vem confirmar precisamente aquilo que já se suspeitava: um tablet fabricado pela ASUS, com ecra LCD de 7" (1280x800), um CPU quad-core Tegra 3 (acompanhado pelo GPU com 12 cores, que o Google fez questão de realçar... como se o mercado começasse a escolher tablets com base no GPU que está lá dentro.)


O Nexus vem com WiFi, Bluetooth e NFC - mas estranhamente não parece haver versão com 3G/4G (o que para mim não me choca, já que me parece muito mais lógico dar uso a um smartphone como hotspot quando for necessário, do que estar a pagar duas mensalidades para internet "mobile".)

A autonomia anunciada é de 9h a ver vídeo HD, e pesa 340g. Logicamente, vem equipado com o Android 4.1 Jelly Bean.


Novos Conteúdos na Play Store


Sendo um tablet orientado para os conteúdos do Google play, também aí houve algumas novidades e remodelações. O Google Play passa a ter novos conteúdos digitais: Revistas; programas de TV; compra de filmes (para além do aluguer que já existia.)

Coisas que... faltará saber se estão disponíveis por cá... (o que não deverá ser o caso, infelizmente.)


Existem também novos widgets que apresentam Apps, revistas, e demais conteúdos recomendados... certamente para tentarem fazer com que os utilizadores abram os cordões à bolsa...


Outras Coisas...

O Nexus 7 passa a vir com o Chrome de origem, e no Google Maps, a visualização do interior de lojas passa a dar uso aos giroscópios e acelerómetros, fazendo com que o tablet se torne numa pequena janela virtual que podem movimentar em vosso redor para ver o interior da loja.


E como não podia deixar de ser, também foram demonstrados jogo que tiram partido das capacidades gráficas do Tegra 3 e seu GPU associado, e que permitem criar jogos com alta qualidade 3D (e 2D também ora pois).


Conclusão

Mas o ponto mais crítico e que se torna essencial para permitir o sucesso deste Nexus 7 seria o seu preço: e também aí o Google confirmou as expectativas: $199! (isto para a versão de 8GB, existe uma versão de 16GB por $250).

A este preço não me parece difícil imaginar que se torne num sucesso imediato (mesmo se ainda se tenha que esperar pela "resposta" da Amazon)  - quando começar a ficar disponível a meio de Julho. Infelizmente, também aqui estamos sem sorte, pois nesta primeira fase apenas estará disponível nos EUA, Canadá, Inglaterra e Austrália. E Portugal... sabe-se lá...


[fotos via The Verge]

3 comentários:

  1. A democratização dos Tablets :) Fabuloso passo da Google (já que "vive" à custa do dinheiro da publicidade, e se agora quase qualquer um pode ter um tablet *E* de qualidade, maravilha), falta ver se a Apple responde com um "mini-iPad 2" só para "chatear".
    Acho que há mercado para todos, tanto pelas diferenças de SO, como pelas diferenças de design/filosofia.

    ResponderEliminar
  2. Typo: "A putonomia anunciada é"

    Parece bem interessante este tablet, com um preço bem atractivo :)

    ResponderEliminar
  3. De salientar que em Portugal já é possível ter um tarifário de dados de um SIM partilhado com outros SIMs e o mais certo é isso tornar-se pratica comum no futuro (plano de dados "familiar" partilhado entre pai, mãe e filho, p.e.) por isso, nesse aspeto é uma falha a falta de 3G (pelo menos).

    ResponderEliminar