2012/07/26

Gabe Newell Preocupado com Windows 8


Parece que a recente aproximação do Steam da Valve ao Linux serve apenas de prenúncio a previsões nada animadoras que o seu fundador Gabe Newell faz sobre o Windows 8. Diz ele que o Windows 8 vai ser uma catástrofe para o ecossistema "PC" e que por isso é melhor estar já preparado com alternativas.

Uma coisa que terá que ser colocada em perspectiva... pois faltará ver se a catástrofe a que se refere é algo que afectará os utilizadores, ou apenas o seu próprio negócio. Com o Windows 8 a ter a sua própria App Store, plataformas de distribuição como o Steam deixarão de ser tão atractivas - para não falar na integração que se espera do Windows 8 com a Xbox 360 e sua sucessora, que também terá bastante influência.

Seja como for, se o Windows 8 começar a seguir a tendência de iOS e Androids, é mais que certo que estaremos a chegar ao fim dos "PCs" como os conheciamos, e começaremos a entrar numa era onde os PCs se aproximam dos smartphones e tablets actuais. Se isso será negativo ou positivo... isso é o que resta saber. Até ao momento, o mercado tem estado bastante atraído por este tipo de equipamentos e sistemas operativos "simplificados" - que se por um lado facilitam a sua utilização e acesso a todos as pessoas, por outro lad também representam um retrocesso para outros tipos de uso: experimentem ter 4 programas abertos lado a lado, para pdoerem fazer copy-paste entre eles, ou coisa semelhante, num OS "mobile".

Mas... pelo menos no que diz respeito aos jogos... penso que os "jogadores" irão atrás das plataformas que lhes oferecerem os jogos que eles procuram e desejam, tal como quem quer jogar GT5 compra uma PS3, e quem quer jogar Halo ou o Forza compra uma Xbox. Por isso... se a Valve realmente conseguir convencer os "grandes" a criarem jogos para o seu Steam Linux... não me admirava nada que se visse o Ubuntu a tornar-se numa crescente e atractiva plataforma de jogos.




9 comentários:

  1. e os drivers gráficos para linux?! É que continua a ser muito dificil tirar partido das gráficas em linux :s

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. Existem excelentes drivers 3D para Nvidia e ATI em Linux. A questão é que são drivers proprietários e "não-abertos", e que por isso recebem bastantes críticas das distros (e utilizadores) que são apologistas do software aberto e livre.

      Lembro-me já de, há alguns anos, o Quake Wars (que comprei para PC) disponibilizar igualmente uma versão para Linux, e que estava tal e qual ao nível da versão PC). Por normal, os jogos que forem baseados em OpenGL podem ser facilmente portados para Linux - os que se renderam ao DirectX é que poderão dar mais trabalho - mas até aí grande parte do processo acaba por ser idêntico.

      Eliminar
    2. E tens ainda o famoso UT2004 ;) Tantas horas que passei nele em Linux :)

      Eliminar
    3. Não propriamente... Nvidia e ATI com os drivers binários estão quase ao mesmo nível...

      Além disso isto promete:

      http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=MTE0MzQ

      Eliminar
  2. @metRo
    Isso era em que século? Os drivers nVidia e ATI/AMD estão muito bons (estou a falar dos proprietários)! Fazem SLI/Crossfire, montes de AAs, suportam multi-monitor, decoding de video usando as gráficas, etc.
    É assim tão dificil tirar partido das gráficas??? Não me parece ;)

    ResponderEliminar
  3. Estamos a assistir a uma novidade interessantíssima: o primeiro "generation gap" da era da tecnologia da informação. Actualmente começa a revelar-se uma clivagem entre os techies da velha guarda, muito agarrados aos conceitos clássicos de PC, software, etc, e os novos techies, que em bom rigor até nem deviam ser apelidados disso porque para eles a tecnologia é tão natural como andar de bicicleta. Claro que não existe uma barreira de idades completamente definida. Há muitas zonas cinzentas, mas parece-me que isto é cada vez mais claro.
    O Windows 8, que no fundo vem trazer ao mainstream dos OS aquilo que o iOS em primeiro lugar e o Android de seguida já fizeram nas plataformas móveis, o Windows 8, dizia, é um bom exemplo de uma plataforma clássica a dar o salto para o futuro, de forma preemptiva e talvez 3 ou 4 anos "antes do tempo", mas de forma decidida e inevitável para que a MS não perca o comboio do futuro. Acho que desta vez a MS está a ser realmente inovadora e a fazer o que deve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida que sim. E eu também acho que o Windows 8 é um bom (e essencial) passo para esse futuro.

      No entanto, como em todas as mudanças, as coisas não serão pacíficas. A longo prazo penso que será vantajoso levar os conceitos que se aprenderam do "mobile" para o desktop - a facilidade de utilização salta à vista (nem preciso relembrar quantas pessoas começaram finalmente a aceder à net - pela primeira vez - graças aos iPads e afins; sendo que nos PCs teriam "medo" de carregar nas teclas e estragar algo).

      Mas, falta ainda que muitos developers comecem a olhar para este mercado - e novos interfaces - como sendo igualmente capazes de servir para apps sérias.

      Assim que começarem a sair programas "de peso", com interfaces actualizados que os tornem amigáveis de tablets e afins - algo que com o Windows 8, começará a ser "incentivado" cada vez mais - a peso do mercado começará a fazer o seu efeito... afastando-nos do conceito de que o rato é "indispensável")

      Eliminar
  4. "Seja como for, se o Windows 8 começar a seguir a tendência de iOS e Androids"

    Na realidade andam é todos a ficar parecidos com os repositórios e mais recentemente centros de software de Linux, se a ideia é ainda anterior a outro sistema corrijam-me.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um facto :) Também me lembrei disso :P

      E desde que me lembro, quando comecei a usar Linux(Red Hat 3.0), já havia repositórios, neste caso de rpms. Também não sei se já haveria antes noutros SOs tipo BSDs por exemplo...

      Eliminar