2012/07/23

Google Diz que Algumas Invenções Devem ser "Para Todos"

Parece que nos aproximamos a passos largos de um ponto de viragem, em que patentes e direitos de autor terão forçosamente que ser re-equacionados face ao panorama actual.

E talvez o primeiro passo esteja a ser dado pelo Google, que recentemente argumentou que algumas invenções/patentes se tornam tão populares que deveriam tornar-se num "standard" essencial disponível para que todos utilizassem - referindo-se a coisas que a Apple e tem protegido com unhas e dentes, relativamente ao iOS e não só.

Claro que do outro lado, a Apple argumenta que essas coisas que agora se dizem "essenciais" implicaram anos de desenvolvimento e muito dinheiro investido, e que agora será justo poderem recuperar o investimento, ao abrigo da protecção das patentes.

... E o caso não será fácil. Como conceito, esta protecção das patentes faz todo o sentido, ao proteger um inventor que investiu o seu tempo a criar algo de novo, que não deverá ser simplesmente copiado por um concorrente - mas... quando se entra no campo do software, as coisas rapidamente chegam a pontos absurdos: como a questão de patentear a compra com um único clique num botão, ou um "carrinho de compras"; ou um gesto multitouch para fazer zoom in/out; ou mil e uma outras coisas... (Veja-se o caso da alteração que o Google teve que fazer no Android, para remover a apresentação de resultados locais no seu Widget de pesquisa.)

Cada caso será um caso... mas considerando-se todos os abusos que têm sido cometidos, penso que no caso de tudo o que diga respeito ao software, o mais simples e lógico seria simplesmente abolir toda e qualquer pretensão de patentear o que quer que seja.

3 comentários:

  1. A cena do pinch to zoom, por exemplo, foi extremamente inovadora, pelo que acho que e o tipo de coisa que merece ser patenteada.

    Ja coisas que tem a ver com visualizacao de dados...nao sei...

    E uma questao extremamente complexa porque corremos o risco de ser injustos para com quem dedicou o seu tempo e dinheiro a criar algo inovador.

    Ao contrario do que a maior parte de nos achamos, o trabalho a volta da experiencia de utilizador e inputs tem que se lhe diga, e ha pessoas que se dedicam a isso e procuram sempre melhores formas de interagir com equipamentos...

    Por um lado, e lixado que depois ninguem possa usar essas descobertas fantasticas mas, por outro, nao e justo que qualquer um depois possa copiar a tecnologia / conceito...

    A realidade e que as patentes sao um assunto extremamente complexo e nao ha uma resposta unica (e, se nao ha resposta unica, avaliar caso a caso da azo a que se cometam ilegalidades / abusos preferenciais).

    ResponderEliminar
  2. O problema esta no tempo da proteção o software deve ser protegido como qualquer outra invenção mas por menos tempo q um medicamento ou uma maquina

    ResponderEliminar
  3. As patentes de software são uma burrice pegada. Patentear coisas óbvias não permite inovação. O caso do "pinch to zoom" é disso exemplo perfeito... Ou o "one-click" da Amazon.

    Felizmente na Europa não se aplicam, e nos poucos casos que se aplicam, não são com o mesmo nível de abrangência que existem nos States.

    De qualquer forma as patentes são concedidas por prazos demasiado alargados, mesmo quando o custo de R&D já foi pago há imenso tempo... Seja em que indústria seja...

    É o típico caso de por os consumidores a dependerem demasiado de fornecedores específicos.

    ResponderEliminar