2012/07/12

Músicos contra nova Lei Europeia dos Copyrights


Ontem trouxe-vos a notícia de que a UE quer simplificar a questão do licenciamento das músicas e dos pagamentos dos copyrights na Europa; algo que, à partida poderia parecer uma boa medida... mas que novamente acaba por revelar que o "problema" na Indústria musical é algo bem mais profundo.

E quem o diz são grupos de relevo, como os Pink Floyd e os Radiohead, que dizem que esta nova medida nada faz para salvaguardar os direitos dos músicos, mas que vai apenas de encontro às entidades que fazem da sua vida ficar com o dinheiro dos artistas de forma indevida ou abusiva.

Pelo que eles dizem, é prática corrente que estas entidade retenham esse dinheiro durantes meses, ou anos; ou que por vezes percam o dinheiro em "investimentos"; ou até que nunca chegam a entregar o devido dinheiro aos artistas. Daí que olham para esta lei como apenas uma nova forma de legitimar a continuação desta prática.

Hummm... músicos de alto nível a dizerem coisas destas? Que mais faltará acontecer?... Qualquer dia temos entidades ditas de protecção dos artistas a falsificar as suas assinaturas para fazerem valer os seus próprios interesses, não?

5 comentários:

  1. Se não me engano os Radiohead foram umas das bandas que já colocaram para download gratuito um album ou uns singles, se calhar a lei não é assim tão clara como possa parecer...

    ResponderEliminar
  2. metRo, que tem a lei a ver com o que os Radiohead fizeram?

    ResponderEliminar
  3. Também não estou a perceber o que uma coisa tem a ver com outra.
    Sou fã de Radiohead devo admitir, pela sua musica obviamente. Mas tenho de confessar que todas as tentativas que têm feito para afastar grande editoras, estarem mais proximos dos fãs e serem independentes é de louvar.
    O que o metRo se estava a referir foi que lançaram um album apenas online e que casa pessoa podia pagar o preço que achasse justo por ele, de 1 dolar a 999.

    Esta questão das entidades é assim em portugal como de certeza que o é em muitos paises do mundo, mas é uma questão que não é facil de resolver.

    Cumps

    ResponderEliminar
  4. Erro meu, má interpretação da noticia :s Pois numa noticia anterior esta nova lei supostamente era boa e como tinha isso ainda na memória não li esta correctamente.

    ResponderEliminar
  5. Os objectivos que a Comissão Europeia pretende atingir com esta Directiva não são maus. Pelo contrário. Todas as questões levantadas pelos Pink Floyd e Radiohead estão lá. http://europa.eu/rapid/pressReleasesAction.do?reference=MEMO/12/545&format=HTML&aged=0&language=EN&guiLanguage=fr

    Esta directiva seria também uma reforma à muito aguardada de criar um mercado único europeu no licenciamento de conteúdos digitais. Para que as lojas online de música, filmes, etc, possam facilmente operar em todos os países europeus. Actualmente têm de negociar com as sociedades colectoras (tipo a SPA), país a país. Só o iTunes está disponível em todos os países da UE, e demorou anos a consegui-lo!

    A existência de mais serviços legais, com preços acessíveis, disponíveis em todo o território da UE seria não só bom para os consumidores, mas também para os autores e artistas. Seria a melhor iniciativa "anti-pirataria" que poderiam fazer (a prova está do outro lado do atlântico).

    Mas, como sempre, o diabo está nos detalhes. Creio que ainda não foi publicado o texto da directiva, nem análises da mesma. E agora com as férias da comissão e do parlamento europeu provavelmente não vamos saber mais detalhes antes de Setembro.

    ResponderEliminar