2012/07/25

Qualcomm Snapdragon S4 Pro Arrasa a Concorrência


A Qualcomm está a preparar um tablet de referência para os developers, que dá uso ao seu novo chip ARM quad-core Snapdragon S4 Pro e a um GPU Adreno 320... e que pelos primeiros testes, demonstra bem o que a próxima geração de equipamentos mobile será capaz de fazer.



Este tablet, que irá custar $1299, poderá não ser destinados ao público em geral, mas inclui tudo aquilo que um developer poderá desejar para ir preparando as suas Apps para tirar o máximo partido do hardware que estará para chegar. O ecrã de 10.1" (1280x800) poderá ficar aquém do que se esperava (já seria altura do FullHD se tornar o "standard" nestas dimensões), mas quanto ao resto não haverá razões de queixa: o Snapdragon S4 quad-core a 1.5Ghz (futuramente poderá chegar aos 2Ghz), o GPU Adreno 320, 2GB de Ram, 32GB de Flash, câmara de 13MP, acelerómetro, giroscópio, sensores de luz/proximidade/temperatura/pressão, microSD, microUSB, ficha IO com adaptador HDMI/USB; e também algumas coisas menos comuns, como um leitor de impressões digitais e... 7 microfones para captação de som surround.


Quanto às prestações... os testes variam entre o "rápido" e o "muito rápido", havendo casos em que este S4 Pro consegue o dobro dos resultados atingidos pelo Tegra 3 (quer no Nexus 7 quer no One X), e tendo uma vantagem bem notória mesmo sobre o Exynos do Galaxy S3.

Boas perspectivas para a Qualcomm... e que certamente obrigarão a Nvidia e demais fabricantes a aplicarem-se ainda mais para que os seus futuros chips consigam superar estes resultados.

1 comentário:

  1. O SoC é brilhante, mas metê-lo num tablet a custar 1300 eur nem em sonhos, ainda mais sabendo que o ecrã é o mesmo de tablets de 250 eur... É 2.5x mais caro que um iPad 3, e isto para ter impressoes digitais, camara 13MP (?????) e 7 microfones (????????). LOL

    ResponderEliminar