2012/07/24

USB com Potência de 100W


Enquanto que nas batalhas das velocidades o USB 3.0 não consegue competir com o Thunderbolt (que por seu lado também é mais dispendioso e obriga a cabos igualmente mais caros), há um aspecto onde o USB vai tomar a liderança... e é um aspecto bem potente: a capacidade de transmitir até 100W de energia via USB, que faz com que o USB se torne mais que suficiente para carregar toda uma gama de equipamentos que até ao momento continuavam a necessitar de fichas proprietárias.

Embora já houvessem algumas variantes que oferecessem mais potência que os habituais 500mA das portas USB, assim é da maneira que o assunto fica arrumado de forma standard, tanto para as portas USB 3.0 como as 2.0, superando os 10W permitidos pelo Thunderbolt.

Claro que toda esta potência não pode ser usada "à balda", e por isso esta nova especificação "Power Delivery" será capaz de detectar que tipos de cabos e equipamentos estão ligados, a ajustar a potência apropriada. Para usar a potência máxima serão necessários cabos bem diferentes dos que são usados, por exemplo, num rato.

De qualquer maneira, é uma excelente notícia, que nos faz acreditar que é possível ter um futuro onde todos os equipamentos usem uma única ficha para tudo. E parece-me que o USB está no bom caminho para concretizar isso... (Agora só falta que todos os fabricantes concordem... e se deixem das palhaçadas das fichas proprietárias...)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)