2012/08/03

Curiosity prestes a Aterrar em Marte


Estamos a menos de 3 dias de um dos momentos mais emocionates da história espacial: um novo rover da NASA está prestes a chegar a Marte, maior e mais poderoso que todos os que alguma vez foram enviados, e o seu nome é Curiosity.

A data de chegada está estimada para a madrugada do dia 6 de Agosto (pelas 5:30 da manhã), e... tratando-se de uma das aterragens mais complexas de sempre - que foram apropriamente chamadas de "7 minutos de terror" - em que o rover será descido suavemente até ao solo por um autêntica "grua aérea", vai ser um momento que todos os fãs do "espaço" quererão acompanhar.

Actualização: já chegou, sã e salva, e já enviou as primeiras imagens. :)

Um rover que é um autêntico laboratório com rodas, carregado de equipamentos científicos e de uma fonte de energia nuclear que deverá garantir a sua sobrevivência ao longo de toda a missão (e para além dela, se seguir os passos dos muito mais pequenos e frágeis Spirit e Oportunity que surpreenderam tudo e todos ao resistir bem mais do que seria esperado deles.)

Uma vez que se trata de um momento único, e mesmo com o "lag" de quase 15 minutos que as comunicações para Marte têm, se estiverem interessados em acompanhar ao vivo este momento histórico, iremos fazer um Hangout no Google+ para vivermos esta aterragem em conjunto (aviso: não recomendado a quem não estiver de férias, obviamente. :)




E se querem ver porque é um autêntico milagre que tudo corra como previsto, e que nada corra mal... vejam só tudo aquilo que tem que correr exactamente como o previsto (e esperemos que o faça! :)

3 comentários:

  1. NASA's Curiosity rover has landed on Mars! Its descent-stage retrorockets fired, guiding it to the surface. Nylon cords lowered the rover to the ground in the "sky crane" maneuver. When the spacecraft sensed touchdown, the connecting cords were severed, and the descent stage flew out of the way. The time of day at the landing site is mid-afternoon -- about 3 p.m. local Mars time at Gale Crater. The time at JPL's mission control is about 10:31 p.m. Aug. 5 PDT (early morning EDT).

    ResponderEliminar