2012/08/09

Encriptação "DRM" no Google Play dá Barraca


Uma das novidades do Jelly Bean é a possibilidade de usar Apps protegidas, que são encriptadas de forma única para cada utilizador individual - e com o qual o Google pretende satisfazer as críticas dos developers que dizem que a plataforma Android faz com que seja demasiado fácil piratear Apps.

No entanto, todos sabemos que o DRM é um sistema que na maioria das vezes apenas serve para adicionar complexidade desnecessária que ultimamente acaba por prejudicar os legítimos clientes pagadores dessas apps ou conteúdos...  e que foi precisamente o que aconteceu nas Apps no Google Play.

Ao mudar a localização destas Apps protegidas para uma pasta "encriptada" nos equipamentos dos utilizadores, este sistema fez também com que se tornem inutilizáveis depois de um reboot. Algo que certamente não será do agrado de quem acabou de comprar as suas Apps...

O Google já suspendeu a aplicação deste DRM até resolver o assunto... mas uma vez mais não posso de deixar um pouco absurdo terem que se desperdiçar recursos com este tipo de coisa, que melhor seriam utilizados em coisas mais produtivas em prole da melhoria da experiência de utilização da plataforma.

(Sim, bem sei que já aqui falamos de que mesmo com Apps de cêntimos, há quem prefira piratear, se isso for fácil... mas, não me parece que vá ser este sistema de encriptação que irá acabar - ou tornar mais difícil - a pirataria no Android... tal como não o faz no iOS.)

1 comentário:

  1. a notícia é interessante .. o comentário final é idiota : "mas uma vez mais não posso de deixar um pouco absurdo terem que se desperdiçar recursos com este tipo de coisa, que melhor seriam utilizados em coisas mais produtivas em prole da melhoria da experiência de utilização da plataforma."

    ResponderEliminar