2012/08/17

Firefox OS já corre no Raspberry PI


Se têm um Raspberry PI e estão sem ideias em que o usar, eis uma nova e boa sugestão: que vos parece usá-lo para ver que tal está a andar o Firefox OS (anteriormente conhecido como Boot 2 Gecko - ou B2G).

Este projecto que pretende ser uma alternativa ao Android e ao iOS, colocando um browser no centro das operações - um pouco ao estilo que era preconizado pelo malfadado WebOS - parece estar a andar a bom ritmo e poderá ter argumentos de peso para conquistar os mercados onde os equipamentos económicos sejam mais requisitados.

Como se pode ver pelo vídeo, o Firefox OS corre bastante bem mesmo no modesto Raspberry PI, sendo até capaz de fazer render de algumas animações WebGL a 60fps (embora noutras com efeitos de transparência mais complexos, baixe para os 17fps).


5 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=A-vBbqamNBU o que o Raspberry Pi é capaz, html5 é giro e tal, mas native é outra coisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sem dúvida... mas rapidamente se torna na velha questão da comodidade vs resultados. Com "potência suficiente" e se se conseguirem resultados "bons o suficiente" então "qualquer linguagem serve"... até linguagens interpretadas ou compiladas "on-the-fly".

      Mas claro que não invalida que para quem precisar do máximo desempenho... nada chega ao código nativo. :)

      Eliminar
    2. parte gira é que aquilo ali nem é nativo mas interpretado ;) QML2.0 rocks :)

      Eliminar
    3. Tratando-se de coisas que são "despejadas" para o GPU, como os shaders, pouca diferença faz a linguagem original em que seja feita... :)

      Eliminar
    4. yeap :) tenho de aprender shaders

      Eliminar