2012/08/16

A "Eternidade" dos Dados na Internet


Quem já tiver passado pelo episódio de ter colocado uma fotografia no Facebook que mais tarde se arrependeu e tentou remover poderá sentir-se um pouco mais descansado ao saber que agora - finalmente - as fotos que eliminarem do Facebook são mesmo eliminadas (até recentemente, quem tivesse guardado o seu url, podia continuar a vê-las) mesmo se poderão ter que esperar alguns dias até que tal operação seja feita completamente.

Mas, isso é algo que se torna um pouco mais abrangente... Numa altura em que a maioria das pessoas se preocupa com a robustez dos seus dados nos diversos serviços na internet (sendo esse um dos motivos que tem feito com que as pessoas se movimentem na direcção da "cloud" - e assim poupando algumas das preocupações com as questões dos backups, e das potenciais avarias dos discos ou sistemas de armazenamento locais), não será igualmente importante ter a certeza de que quando eliminamos algo... isso é efectivamente eliminado?

Claro que isto é um verdadeiro "pau de dois bicos". Por um lado poderemos ter interesse em garantir que uma qualquer foto desapareça como se nunca tivesse existido... por outro lado, quem nos garante que não gostaríamos de a poder recuperar, em caso de eliminação acidental (como, por exemplo, caso um hacker tenha conseguido entrar na nossa conta, e eliminado todos os nossos dados)?

São questões para as quais certamente não há uma única resposta "certa", e cuja única alternativa me parece ser o máximo de transparência para que os utilizadores possam saber com o que contam...


Quanto às fotografias, ou textos, que enviarem por engano para a Internet e mais tarde se arrependerem... Não se esqueçam que mesmo com todo e qualquer tipo de eliminação, nada evita que um vosso colega, amigo, ou perfeito desconhecido, a guarde e a republique... fazendo com que faça parte do histórico imemorial da Internet, onde pouco ou nada fica esquecido ou apagado.

E se isso faz com que seja bastante provável que uma qualquer foto de juventude vos possa vir a atormentar anos mais tarde, quando estiverem à procura de emprego... também é preciso não esquecer que a fama na internet é coisa que já nem dura os ditos "15 minutos de fama", e passados alguns segundos, certamente já estará meio mundo a olhar para o novo e mais recente fenómeno da internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)