2012/08/08

Microsoft já Trabalha no Surface 2?


A Microsoft poderá ter demorado a entrar no mercado com os seus próprios tablets (os Surface), mas parece que agora que  fez, está a fazer tudo por tudo para recuperar o tempo perdido e - quem sabe - surpreender todos os concorrentes.

É que, meses antes de os primeiros Surface chegarem ao mercado (estão prometidos para 26 de Outubro, mas apenas para a versão ARM), tudo indica que a Microsoft já está a trabalhar na sua segunda geração de tablets: os Surface 2.

Uma segunda geração que não parece deixar de fora nenhum detalhe, com a MS a procurar pessoal especializado em áreas que vão desde os novos materiais e acabamentos, ao design térmico e acústico, e até à de "fontes de energia alternativas"!

Não posso deixar de achar bastante saudável ver a MS com tanto empenho nestes seus tablets, que para muitas pessoas continuam a simbolizar a simbiose perfeita entre os tablets que temos actualmente, com o funcionamento ao estilo "PC" que permitirá continuar a usar todos os programas tradicionais das últimas décadas (isto, no Surface com CPUs Intel e com o Windows 8 "completo"). Mas, para que isso suceda, o factor preço continuará a ser a última incógnita que fará com que esse sonho se torne realidade... ou um pesadelo.


O que é certo é que esta jogada da Microsoft não deixa de ter os seus riscos, com grandes fabricantes como a Acer a deixarem no ar "ameaças" para que a MS reconsidere a sua entrada no mercado com estes tablets, dizendo que tal irá ter um impacto bastante negativo no mercado dos PCs - e... estão a imaginar um cenário onde alguns destes grandes fabricantes se unam e comecem a promover activamente um sistema operativo como o Ubuntu, ou outro?

Embora não se possa subestimar o peso da "tradição" que o Windows tem... entre mudar para algo bastante diferente (o Windows 8 "Metro")... ou mudar para um Ubuntu... não sei não. Se há quem tenha interesse num "golpe de estado" digital, sem dúvida que este será o momento certo!

2 comentários:

  1. Não sei se percebi... Se eu já sei que estão a trabalhar num Surface2 porque é que vou comprar um dos primeiros Surfaces?

    Claro que não significa que o Surface2 não possa sair daqui a "muito" tempo, mas ainda assim... Faz-me lembrar a embrulhada no segmento móvel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto não é novidade nenhuma, e se assim fosse ninguém compraria nada - pois já sabemos que mal compramos um equipamento, ele está "desactualizado", pois já estão a trabalhar no seu sucessor. :)

      O mais que as empresas podem fazer, é informar os clientes para os seus ciclos de lançamentos, para que não se corra o risco de comprar algo, que no mês seguinte será subsituido por um novo modelo. (Claro que se isso for feito com conhecimento de causa, será da inteira responsabilidade do comprador - afinal, há pessoas que compram iPhone e iPads a poucos dias de o novo chegar às lojas; e imagino que aconteça com todos os outros equipamentos.)

      Eliminar