2012/08/15

Quem vai Comprar um iPhone 5?


Depois de termos espreitado os hábitos de troca dos telemóveis, já temos os resultados do nosso inquérito, que pretendia avaliar a receptividade ao próximo iPhone "5", numa altura em que ainda nada é certo sobre o que irá ter de novo para apresentar aos consumidores (para além dos habituais rumores, e indícios de que será mais esticado e com novo design.) Com mais de 470 respostas, eis então os resultados que desde logo começam por indicar que:
  • 21% das pessoas está interessada em comprar o novo iPhone
  • 19% ainda não decidiu se irá comprar
  • 57% não tem intenções de o comprar
Actualização: já temos novos resultados obtidos após a apresentação do novo iPhone 5.


Resultados que quando segmentados por quem já tem ou teve um iPhone (43%) e quem não tem (55%), se tornam bastante diferentes.

Para quem já teve/tem um iPhone, as intenções são de:
  • 28.71% - Não decidiram
  • 33.66% - Não vão comprar
  • 37.62% - Compram

Para o público que não tem um iPhone, esses valores alteram-se drasticamente:
  • 12.98% - Não decidiram
  • 77.10% - Não vão comprar
  • 9.92% - Compram


Mais inesperado que os 77% de respostas de desinteressados por parte de quem não tem iPhone (nem pretende vir a ter), será talvez ver a distribuição bastante equilibrada entre os que já têm/tiveram... e que se dividem praticamente por 1/3 entre as diferentes opções. Se tivesse que "adivinhar" teria dito que cerca de 50% dos actuais utilizadores de iPhones estaria interessado no novo iPhone... mas assim parece indicar que há realmente quem já não esteja tão seguro - pelo menos quanto a este próximo modelo.



Quanto aos aspectos que consideram muito/pouco/nada importantes no novo iPhone, deixo que os gráficos falem por si, sendo que vão de encontro ao que se esperaria:
A maioria das pessoas acha muito importante a existência de um ecrã maior (59%)... e particularmente, uma autonomia melhorada (85%)!

Já uma nova câmara e o 4G/LTE, são igualmente importantes, mas também com muitas pessoas para quem isso não fará diferença; a nova ficha a não ser motivo para preocupações, e o NFC a ser igualmente considerado pouco importante.


Resultados que vão de encontro ao que esperavam... ou que vos surpreendem de alguma forma?

2 comentários:

  1. Mais um ano...mais estatísticas...mais recordes de vendas.

    Daqui a 2 meses, veremos como serão os números.

    ResponderEliminar
  2. Só irei trocar o meu iPhone 4 quando este avariar ou quando a minha operadora me oferecer outro na renovação dos contratos, o que ocorrer primeiro. Para a minha utilização a troca de um aparelho apenas por haver uma versão mais recente é desnecessária. Não critico quem o faz, mas não é o meu caso. Mas com certeza o trocarei por um iPhone, seja o 5 ou 6.

    ResponderEliminar