2012/08/10

Samsung Exynos 5 Vai "Obliterar" CPUs Actuais


Já sabemos que nestas coisas da tecnologia... as coisas são sempre a "subir". E se no campo dos desktops, a evolução dos CPUs se vai agora fazendo a ritmo mais moderado (longe estamos dos tempos em que a cada evolução dos 286/386/486 se esperavam "revoluções") nos CPUs destinados aos equipamentos mobile, as coisas estão ao rubro!

Veja-se por exemplo o que o futuro Samsung Exynos 5 Dual tem para nos oferecer. Não se deixem enganar por ser um CPU dual-core, numa altura em que os quad-core já se vão tornando comuns. A funcionar a 1.7Ghz e baseado na mais recente arquitectura Cortex-A15 da ARM, este Exynos 5 representa um salto enorme face ao Exynos 4.

O seu GPU Mali-T604 permite resoluções até 2560x1600, e até tem suporte para DirectX 11 (o que sem dúvida será do agrado de quem o quiser usar para tablets Windows 8), que graças ao seu Wi-Fi Display podem ser transmitidos de forma wireless para outros ecrãs. Mas como nem só de gráficos vive um sistema, este Exynos 5 também conta com suporte para USB 3.0, Sata III, e memórias mais rápidas (LPDDR3 a 800Mhz).

Agora... é só esperar pelos primeiros equipamentos que lhe dêem uso (em princípio será o novo tablet da Samsung com o tal ecrã de alta-resolução)... e ver que tal toda esta "teoria" se comporta no mundo real. :)




1 comentário:

  1. A Samsung e a Apple têm por hábito optimizar os desenhos originais dos CPU e GPU, de modo a que tenhamos uma performance de luxo, com consumos moderados. Sem dúvida que este SoC vai ser brutal, o grande "problema" é que no mundo do Android são poucas as coisas que são optimizadas especificamente para um SoC/Aparelho. Os Tegra 3 subiram a fasquia *mas* como há Tegra 3 desde 1.2 até 1.7GHz e ainda com várias resoluções, os programadores fazem sempre "por baixo" (1.2Ghz e 1280x720). Outro problema é que nenhuma plataforma móvel recebeu ainda um pacote de Office/editor de imagem e video que dispense a 100% a versão Windows/OSX, daí que ninguém consegue livrar-se do seu netbook/ultrabook Windows/OSX. Enquanto tal não acontecer, os tablets ARM vão continuar a ser um acessório (mesmo que corram o Windows 8 ARM, pelo que já ouvi a versão do Office vai ser bem cortadinha e limitada)

    ResponderEliminar