2012/08/10

Notícias do Dia

Uma entrevista a Tiago Sousa, um português que é o responsável máximo pela "magia digital" da Crytek que possibilita jogos como o Crysis; a chegada do Pulse à web, e que tira proveito das capacidades do IE10; os automóveis sem condutor do Google vão ser postos à prova no dia a dia dos membros da equipa; a Nikon vai estrar-se nas câmaras com Android; YouTube ganha um novo editor de vídeo melhorado; monitores LCD S-IPS de 2560x1440 a preços económicos; e a barracada na estreia do novo DRM nas Apps Android no Google Play.

E no capítulo das ofertas, hoje não se poderão queixar de falta de prendas... temos a nossa t-shirt da semana; os livros Maintainable Javascript da O'Reilly para vos oferecer; e também 5 exemplares do Asphalt 7 para Android.

Seguem-se as notícias do dia:





Metro passa a Windows 8


Depois de tudo o que já foi feito, a Microsoft vai afinal mudar a denominação do novo aspecto gráfico "Metro" que tem usado nos Windows Phones e no futuro Windows 8, que se passará a designar simplesmente por... aspecto "Windows 8".

Uma alteração que terá sido feita para evitar litígio com um dos seus parceiros europeus (Metro Group), mas que não deixa de revelar alguma "inocência" por parte da Microsoft, ao apostar num nome sem aparentemente ter pensado nas suas consequências.

O nome Windows 8 poderá ser a saída mais fácil e rápida para esta questão... mas não me parece que seja igualmente uma boa solução a longo prazo. Afinal... fará assim tanto sentido ter Windows Phones 7 com Apps de aspecto Windows 8? Ou no futuro termos um Windows 9 com visual Windows 8? Mas... imagino que isso seja um problema que depois tenha que ser visto na altura... e a prioridade actual era resolver o assunto quanto antes - com o Windows 8 já a caminho das lojas.


Google passa a Apresentar Resultados mais directos e Interactivos


Uma das coisas que se revelou interessante com a Siri da Apple, era o facto dos resultados das nossas perguntas serem apresentados numa forma directa e fácil de interpretar (em vez de uma páginas com dezenas de links). O Google tem feito muitas melhorias nesse campo, e com o seu Google Now, já demonstrou ser igualmente capaz de o fazer. E agora, vamos vendo os resultados dessa evolução, com também os resultados das pesquisas na web e mobiles a serem apresentados em num formato de "cartões de resultados", alguns deles interactivos - como no caso de conversões entre diferentes unidades.

Não será preciso ser um Sherlock Holmes, para se perceber que é uma questão de tempo até que o Google crie a sua própria "Siri"... mas que funcionará tanto num dispositivo mobile, como na web, a partir de qualquer browser.


Kinect 2 apanhado em Foto?
Surgiu no twitter uma imagem que se acredita ser resultado do futuro Kinect 2 e que acompanhará a sucessora da actual Xbox 360 (project Durango) e que previsivelmente também substituirá o "Kinect for Windows".

Uma imagem que exibe muito maior resolução do que a do Kinect actual, e que vem de encontro ao que se espera para este novo Kinect, que passará a ser capaz de suportar 4 jogadores (actualmente, suporta apenas 2, sendo que os jogos que suportam mais têm que "fazer o trabalho adicional"), ter reconhecimento de voz melhorado, etc.

Infelizmente, é coisa que ainda deverá estar a mais de um ano de distância... pelo que vamos ter que esperar "sentados".


Throttling de Torrents nos ISPs Portugueses


Já estão disponíveis os mais recentes dados sobre as prestações dos ISPs a nível mundial, e da "interferência" que fazem com as transferências de torrents.

Felizmente, cá por Portugal a coisa parece estar dentro dos limites aceitáveis, com a taxa de "throttling" a ser relativamente baixa: entre os 11% da Sonae e os 20% da PT, e com a ZON e Vodafone a situarem-se no meio, com 13 e 17% respectivamente.

Se acham que estamos mal... falem com quem tenha ligações a cargo da Rogers no Canada (80%!) ou a BT no UK (65%).


CyanogenMod 9 estável já Disponível


Já está disponível a versão final do CM9 para mais de duas dezenas de equipamentos Android, que assim podem ter acesso às vantagens do Android 4.0 (e mais algumas). Na lista encontramos equipamentos como os Galaxy Tabs, Galaxy Nexus, Nexus S, Galaxy Note, Galaxy S 2 - e também o Galaxy S original - para além do Xperia Mini Pro, Arc, Neo, e alguns LG.


A equipa do CM irá agora dedicar-se ao CM10, ficando o CM9 finalizado e apenas com direito a correcção de bugs.


(Enquanto isso, a HTC reafirma que as suas actualizações para o Android 4.0 ICS chegarão ainda durante o mês de Agosto).


Curtas do Dia


1 comentário:

  1. A sapo faz trafic shaping alto, pelo menos no meu caso.

    30Kb/s(Media) pode ir ate aos 100Kb/s mas nao dura nada e asseguir baixa logo para 15Kb/s ou 5Kb. Anda sempre aos saltos...Apartir das duas da manha a ligaçao saca ao maximo. 1Mb/s no meu caso. Mantem-se sempre igual apartir dessa hora.

    Gostava de saber um programa que saca-se com varias proxys ao mesmo tempo, torrents. No resto de downloads uso a banda toda sempre.

    ResponderEliminar