2012/09/05

Apresentação das Novidades Sony em Portugal

Depois de termos espreitado de relance algumas das novidades Sony apresentadas na IFA, é altura de vermos com mais algum cuidado os novos brinquedos que a Sony já começou a trazer para Portugal, numa apresentação em território nacional à qual não podíamos faltar. Passo a palavra ao nosso correspondente de serviço Luis Costa.



O Windows 8 está ao virar da esquina, e os grandes fabricante começam a mostrar os equipamentos que o irão receber. A Sony apresentou ontem em Lisboa a sua nova linha Vaio e a segunda geração de tablets Xperia.






Os modelos apresentados tinham acabado de chegar de Berlim, onde ainda decorre a IFA, sendo que Portugal teve a oportunidade de ser um dos primeiros países a tomar contacto directo com estes novos modelos - num contacto relâmpago - modelos que nem vão ficar por cá tempo suficiente para aquecer o lugar, pois Espanha aguarda também a sua oportunidade para os conhecer.




Após a chegada, e fruto de um ligeiro atraso no início dos trabalhos aproveitei logo para meter a mão na massa. Comecei pelos novos portáteis T13 e E14P e depois passei para o novo Xperia.




Esta capa pareceu-me muito interessante, seguindo a tendência que os Surface da Microsoft estarão prestes a popularizar, do teclado integrado na capa.



Terminado o período lúdico, iniciaram-se as apresentações, e posso-vos dizer que o melhor ficou guardado para esta fase.


Vaio Tap 20 e Duo 11



A Sony começou por apresentar dois novos Vaio, o Tap 20 e o Duo 11.

É inegável que o Windows 8 representa uma viragem no mundo do PC clássico. Nem tudo é novo, mas torna-se necessário aprender novas metodologias. Até o próprio layout standard sofreu alterações. Estes dois Vaio são "brinquedos adoráveis". Durante a sua apresentação vimos várias possibilidades de utilização.


O facto de ter um ecrã táctil aumenta exponencialmente as tarefas destinadas ao PC lá de casa, que deixa de ter um lugar fixo no escritório, para ser um equipamento móvel.



Sim, é estranho estar com um ecrã de 20" nas pernas, mas a experiência de utilização até se torna bastante interessante.
(Ed. Imagino que depois de usar um "tablet" de 20", um tablet comum pareça claustrofóbico! ;)





O Vaio Duo 11 é o futuro, não tenho grandes dúvidas sobre o que estou a afirmar. Pode haver variações à volta deste conceito, mas o "core" já está definido.

É possível utilizar uma stylus que detecta o nível de pressão que está a ser exercido no ecrã. Os dois botões presentes na parte superior facilitam a interacção com o portátil.




O seu peso de 1.3Kg permite uma utilização como tablet ou como portátil. Em qualquer dos casos é uma experiência agradável. Tem uma espessura reduzida (17.85mm), linhas sóbrias, bem delineadas. Um verdadeiro prazer à vista. Aquele trackball...

O mecanismo de elevação do monitor funciona por acção de um botão que se encontra na parte superior, ao centro. Depois de accionado, quase que por si só levanta o ecrã. No entanto, o facto de ter um ângulo de visão fixo pode ser um factor negativo para alguns utilizadores; e o ecrã também não recua até à extremidade da base, pelo que a área destinada ao teclado não é muito abastada.

Estará disponível uma base com bateria para aumentar a autonomia para lá das 10h estimadas para este modelo. Esta base terá também alojamento para o Stylus.





Estes dois modelos foram apresentados como protótipos, e podem sofrer alterações até ao lançamento. Se o recurso à trackball nos deixou um pouco supreendidos (viagem ao passado?) por outro lado a resolução fullHD num ecrã de 11" é sempre algo bonito de se ver. :)


Xperia Tablet S




Cada vez se torna mais difícil inovar no mundo dos tablets e smartphones, pelo que não deixou de ser curiosa a referência a "um design diferente do que existe no mercado". O desing foi revisto e o Xperia Tablet S apresenta-se com uma espessura mais reduzida. A nível de hardware este tablet acompanha o que de melhor existe no mercado.

O modelo de 16GB terá um preço de 399€ e estará disponível no final de Setembro. Com 3G o preço sobre para 519€ e a chegada ao mercado terá lugar em Outubro

Apresentar nesta altura um equipamento com Android ICS 4.X é que já seria dispensável... O update para o Android Jelly Bean será lançado "em breve", mas não foram adiantadas datas.





O software é cada vez mais um factor diferenciador e a Sony, à imagem de outras marcas, aposta forte neste campo. Apresentou um gestor de perfis multi-utilizador para facilitar a partilha do tablet no ambiente familiar, uma aplicação para gerir macros com possibilidade de interagir com (até) 6 equipamentos Sony.

[Aircalc, Sony? Têm de começar a consultar o appsdoandroid :) ]


Os próximos meses serão por certo estar repletos de novidades. Aguardo com elevada expectativa a chegada ao mercado dos novos portáteis com Windows 8. Aquele Vaio Duo 11... :)







Ed. Obrigado à Sony pelo convite que nos fez para esta apresentação, e agradecimento especial ao Luis Costa por mais uma vez ter vestido a t-shirt ao serviço do Aberto até de Madrugada.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)