2012/09/08

Fotos do Lumia 920... Reais


A Nokia tem sido criticada duramente, por ter feito o anúncio das capacidades da câmara pureview do novo Lumia 920 recorrendo a vídeos e fotos que não foram captadas com ele, mas sim com câmaras profissionais.

E, tal como eu tinha referido... foi um episódio lamentável, porque - como seria de esperar - a câmara do Lumia 920 consegue efectivamente superar a concorrência. Basta olhar para a imagem ali em cima, onde se vê uma fotografia tirada em situação de pouca luminosidades, e onde as diferenças entre as imagens captadas pelo Galaxy S3, iPhone 4S, HTC One X, e o Lumia 920... são como "da noite para o dia", demonstrando que a estabilização óptica realmente faz "milagres" para permitir captar mais luz nestas situações.



Ressalve-se que o HTC One X e Galaxy S3 têm um "modo nocturno" que melhora a qualidade das imagens nestas situações, mas que mesmo assim não se conseguiu equiparar ao Lumia 920.

Portanto... mesmo se a qualidade do Lumia não conseguirá chegar à de uma câmara profissional, fica mais que demonstrado que poderiam muito bem tê-lo usado, e evitado a dor de cabeça que se gerou. No entanto, ficamos também a perceber porque motivo é que não o poderiam ter usado para captar vídeo... É que... essa parte ainda não está pronta! (Um elemento que demonstra bem a pressão e velocidade com que as marcas estão a trabalhar... e que depois - sem surpresas - origina que sejam os primeiros compradores a terem que servir de beta testers para software que não terá tido o tempo de desenvolvimento e testes adequado...) Esperemos que aqui não seja o caso... e que se for, que as actualizações sejam rápidas e frequentes, e que sejam feitas sem causar grandes transtornos aos utilizadores.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Carlos corrige sff "Lumina", mas mesmo assim acho que em modo nocturno os telemóveis de hoje estão muito atrás do que já foi feito, dou exemplo de 2 dinossauros que tive , Sony Ericsson K800i e posteriormente um Nokia N82, que com um verdadeiro flash de xénon dá 10-0 a essas fotos.... Mais tarde a Nokia também lançou o N8, mas nessa altura já tinha smartphone e abdicado dessa qualidade fotográfica...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Corrigido, obrigado Carlos.

      Eliminar
    2. Concordo. Acho até que para obter luminosidade na foto, a Lumia abdica de muito detalhe/definição/contraste. Será que a percentagem de fotos com qualidade para guardar é elevada?

      Eliminar
    3. Realmente como tenho um N8 ás vezes custa-me a perceber todo este burburinho ... Realmente 12 Mp que tenho neste telemóvel com a qualidade de lentes e um flash xenon não há muitos por ai que consigam superar. Acho realmente que tenho uma máquina fotográfica que tb faz chamadas. Só quando olho para as fotos tiradas com o LG de 8Mp da minha esposa realmente me dou pela diferença e que só megapixeis não quer dizer nada. Mas espero que a Nokia consiga evoluir porque realmente o hardware deles é muito bom.

      Eliminar