2012/09/14

iPhone 5 e o 4G em Portugal


Há uma "pequena" grande questão que tem causado alguma confusão quanto ao novo iPhone 5 da Apple e se funcionará ou não em 4G no nosso país. E para começar a coisa é simples: bastará dar um salto ao site da Apple, onde estão identificados todos os operadores LTE/4G reconhecidos oficialmente pela Apple, para verificar que nenhum dos nossos operadores em Portugal lá surge.

Portanto, resposta curta e simples: não, o iPhone 5 não vai funcionar em modo 4G em Portugal.

Actualização: demorou mas finalmente ficou a funcionar! :)

Isto porque os nossos operadores optaram pela solução mais económica e eficiente de implementação da nossa rede 4G, usando a frequência dos 800Mhz, que infelizmente não é suportada pelo novo iPhone (se fosse nos 850Mhz... já estaria o assunto resolvido!).

Mas... a coisa não se fica por aqui. Os nossos operadores (pelo menos a Vodafone) têm também acesso à frequência dos 1800Mhz (LTE Band 3) que já é suportada pelo iPhone 5, e que faz com que eventualmente venha a ser possível usar o iPhone 5 em 4G em Portugal. Afinal, se um operador se deu ao trabalho de comprar as milionárias licenças de uso dessas frequências, é porque certamente as prentende utilizar, certo?


A grande questão é saber em que modos, e principalmente quando e onde, é que isso será feito. Porque, como se pode imaginar, esse é o tipo de expansão de infraestrutura que acarreta avultados investimentos por parte dos operadores; e - aqui estou eu simplesmente a teorizar - fico com a impressão que estas frequências mais elevadas são mais apropriadas para serem usadas em células mais pequenas, como as que encontramos no interior das cidades densamente povoadas, do que para as zonas mais amplas.

Portanto, tal como a cobertura 4G continua a ser algo que fica centrado nos principais centros urbanos, seria igualmente de prever que a ser expandida para estas novas frequências, isso seria algo que ficaria disponível de forma ainda mais restrita e limitada.


Vamos aguardar por comunicados oficiais dos operadores, para saber se algum deles se compromete com dados concretos sobre as suas intenções; mas até lá, e pelo menos para estes meses que se seguem, o melhor é não estarem com muitas esperanças em dar uso às velocidades 4G no nosso país usando um iPhone 5.

10 comentários:

  1. A Vodafone está a "trabalhar" com a Apple para trazer iPhone 5 com 4G para Portugal - http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=578445

    ResponderEliminar
  2. Todos os operadores ficaram com "slots" nas frequências 800MHz, 1800MHz e 2600Mhz, sendo que, a Vodafone garantiu ainda "slots" na frequência a 900Mhz.

    Por isso, se houver investimento nos 1800MHz, então teremos 4G. Mesmo assim, teremos acesso ao DC-HSDPA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão é que o "velhinho" HSDPA que já existe no iPhone 4S permitiria 44Mbps - e até o 3G "base" te promete os 14.4Mbps. E a realidade é... alguém conseguirá *efectivamente* ter estas velocidades no dia a dia?

      Eu no 4S ando sempre nos 2-5Mbps, e só me lembro de uma vez ter chegado aos 8-9Mbps.

      Portanto, a questão não será tanto o que a tecnologia permita... mas o que depois se conseguirá realmente ter quando se está "na rua".

      A vantagem do 4G é que supostamente será mais eficiente para os operadores, a nível de cobertura e nível de ligações, face aos sistemas mais antigos... Mas até que o 4G chegue a todo o país...

      Eliminar
  3. Tudo visto e por junto, acho que estou em condições de propor a aposta de uma cervejinha :)

    - Entre este ano e o próximo pelo menos um dos operadores nacionais lança o LTE na frequência dos 1800 MHz

    Mais não consigo adivinhar, ainda.

    http://stream.marketwatch.com/story/apples-new-iphone-live-event/SS-4-11279/SS-4-11705/

    ResponderEliminar
  4. Mas com Sony xperia T, HTC Lumia 920 e S3 alguem compra este comando de tv que faz chamadas e tira foto medíocres em comparação com os demais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @ApoloR Considerando que o iPhone continua a ser dos smartphones que mais vende (ainda agora, só em pre-reservas tem batido todos os recordes), e cujas "fotos mediocre" continuam a estar no topo do que é actualmente possivel e perfeitamente ao nivel dos concorrentes de outras plataformas... acho que tens a resposta à frente dos olhos, mesmo que não a queiras ver.

      Dito isto, relembro que há formas de falar e dizer as coisas, e que comentários que visem unicamente vir inflamar discussões anti-iPhone/anti-Android, serão simplesmente eliminadas... Pois sinceramente, já não tenho paciência para que se recusa a ver que ambos têm pontos fortes, ambos têm pontos negativos. E que cada um deverá decidir por si qual é o que melhor se adequa às suas necessidades e/ou gosto.

      Eliminar
  5. Acho que quem fala mal do iPhone , tem é dor de cotovelo porque como ele é mais carito compram outros aparelhos , e depois para nao ficarem por baixo dizem que esses tais aparelhos são melhores que o iPhone, ou então nunca tiveram um iPhone na mão .

    ResponderEliminar
  6. Nao existe 4G a funcionar, em Portugal, sera que ainda ninguem percebeu isso ? (...)

    ResponderEliminar
  7. Tanta coisa e já temos 4g no iphone 5

    ResponderEliminar
  8. Também !!!!!! Já tenho lte no iphone 5

    ResponderEliminar