2012/09/26

Próximo Nexus 5 feito pela HTC?


O Google tem distribuído o apadrinhamento dos modelos Nexus pelos diversos fabricantes que mais têm apoiado o Android, e parece que agora se prepara para regressar às origens, com um novo Nexus que será feito pela HTC (que trouxe o primeiro smartphone Android para o mercado, lembram-se?)

Mas, os tempos são agora bem diferentes dessa altura, e este novo Nexus 5 da HTC deverá representar um novo salto evolutivo que servirá de referência para o futuro: começando pelo facto de dar uso a um ecrã de 5" FullHD 1080p (um rumor que já foi levantado há algum tempo). O CPU deverá ser um Snapdragon S4 Pro, e acompanhado por 2GB de RAM, câmara de 12MP, 2MP frontal, LTE/4G, e bateria de 2500mAh.

A sua apresentação deverá ser acompanhada por uma nova versão do Android (4.1.2), com diversas correcções e melhoramentos, incluindo a nivel da fluidez propoprcionada pelo project Butter.

Considerando-se a tradição que a HTC tem em fazer equipamentos de qualidade, mas que depois deixam a desejar em termos de updates, parece-me que um Google Nexus da HTC, com estas características de hardware e a garantia de suporte vinda directamente do Google... terá tudo para se tornar num verdadeiro campeão de vendas! (Claro que... há o pequeno "pormenor" do preço... mas lá chegaremos, se estes rumores se vierem a concretizar.)

Para todos os que estiverem indecisos entre comprar o novo iPhone ou aguardar mais um pouco para ver o que o Google terá para oferecer com o seu novo Nexus, fica a recomendação para que aguardem mais um pouco - a não ser que olhem para um "investimento" de 700 ou 800€ como sendo algo insignificante e que não vos pese na carteira. :)

9 comentários:

  1. Realmente, com uma especificações dessas até assusta, Ja acho que o meu SIII é muito bom, mas esse... Acho que os Nexus devem ser referência, até no Hardware, portanto uma bomba destas é muito bem-vinda. De qualquer maneira eu preferia que fosse a Samsung a fazer o próximo nexus...

    ResponderEliminar
  2. O pormenor do preço será decisivo mas se tivermos em conta o histórico da gama nexus presumo que será uma boa surpresa em relação à oferta de mercado.E se realmente o processador for esse....upa upa!

    ResponderEliminar
  3. 1080P num ecrã de telemóvel tenho duvidas é apenas um desperdício de pixel, muito para alem do que os nosso olhos conseguem distinguir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá cerca de 440dpi... parece-me uma boa densidade (embopra se saiba que de 300 para cima, já é "bom que chegue").

      Eu à partida concordaria contigo... não fosse o facto de, por vezes, estar a olhar para o "retina display" do 4S, e dar comigo a notar alguns pixeis, que agora até já parece estranho! :)

      (Não será o facto de ter visão sobre-humana, que não tenho, mas mais provavelmente um anti-aliasing menos bem conseguido nalguns tipos de letra, ou coisa... Isso saberás tu melhor que eu. Com anti-aliasing bem feito nestas densidades, não haveria desculpa para que se vissem pixeis "notórios".)

      Por outro lado, há sempre a esperança que com >300/400dpis talvez se possa voltar a considerar um sistema gráfico vectorial e infinitamente escalável?

      Eliminar
  4. 5 polegadas?? Epá.. qualquer dia anda tudo de cabine telefónica no bolso. Será que esta malta não entende que há mercado para smartphones de topo com tamanhos razoáveis?

    ResponderEliminar
  5. Ter um micro-tablet não está nos meus planos... Preferiria um smartphone de 4 a 4,3 polegadas, sem a tela esticada do iPhone 5. Não sei se é um imperativo técnico, por simplesmente não conseguirem fazer um aparelho com essas resoluções com 4", ou por tendência de mercado. O facto é que não me encaixo nesse público. Quero um Nexus, que NÃO seja Samsung e que tenha uma tela menor. Será possível?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que será questão de tempo até que os fabricantes percam a mania dos ecrãs grandes, e que olhem também para "topos-de-gama" com dimensoes mais reduzidas.

      Eliminar
    2. Realmente os smarts estão chegando a um limite de tamanho confortável para os usuários.

      Eliminar
  6. Claro que quando as vendas não forem satisfatórias, iram reduzindo e reduzindo.. depois o oposto.. e depois o oposto :)

    ResponderEliminar