2012/09/02

Smartphone Dual-Screen eInk LCD


Parece que já há pelo menos um fabricante que está interessado em criar um smartphone que combina as vantagens dos ecrãs LCD com a poupança e eficiência dos ecrãs eInk. Mas, não se trata de uma nova tecnologia revolucionária... mas sim do método mais simples possível: colocar os dois tipos de ecrã num único equipamento, um de cada lado.

Será certamente mais rápido do que esperar que os ecrãs eInk tenham a capacidade de mostrar cores e alterar os pixeis com a velocidade dos LCDs; ou que os LCD gastem energia negligenciável (a mesma que permite que os Kindles possam ter autonomia para meses, em vez de horas.)

Sem dúvida que parece interessante. Por exemplo, uma das críticas que eu próprio poderia ter escrito no desafio de ontem para ganhar a nossa T-Shirt oficial (ainda estão a tempo, não se esqueçam), foi o quanto eu notei a falta da informação (relógio/outras) que tinha sempre presente no meu antigo telemóvel, e que com a passagem para o iPhone deixei de ter, pois em standby o ecrã está sempre desligado. Isto é, para ver seja o que for, tenho primeiro que "ligar o ecrã" carregando num dos botões. E este é um "problema" que afecta muitos dos smartphones actuais.

Embora não me pareça que a solução passe por um "tijolo" com ecrãs dos dois lados - agradar-me-ia muito mais ver um ecrã híbrido, que funcionasse como eInk quando o LCD estivesse apagado (por exemplo, um LCD transparente com o eInk por trás) - há que saudar estas "invenções malucas"... pois nunca se sabe quando uma delas poderá tornar-se no próximo sucesso a nível mundial.

2 comentários:

  1. Não sei se é comum a todos os AMOLED mas a nokia tem um tipo de ecrã, por exemplo o usado no N9, que segundo eles tem um "low power mode" o que permite teres várias informações a mostrar sem que a autonomia se faça notar. http://goo.gl/EK8md

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provavelmente poderá ser implementado. Também vi isso em acção no Nokia 808.

      Eliminar