2012/10/16

Amazon Responde a Críticas ao Kindle Paperwhite


O Kindle Paperwhite poderá ser um dos eBook readers mais apetecíveis da actualidade, mas - inevitavelmente - não está isento de críticas por parte dos seus compradores e potenciais interessados.

Para começar, embora a tecnologia paperwhite prometa uma distribuição bastante uniforme da luz dos leds por toda a superfície (que é conseguida de forma superior à dos "concorrentes"), continua a não ser 100% uniforme em toda a área de ecrã, principalmente para os utilizadores mais... perfeccionistas.

A Amazon responde dizendo que essas pequenas variações são inevitaveis num sistema de iluminação frontal como a que é usada, e que são "normais".

Menos satisfatória será no entanto a explicação que oferece aos que criticam a ausência de áudio neste Kindle paperwhite, que assim impossibilita o acesso a audio-books ou a funcionalidades de text-to-speech, que existiam nos Kindle anteriores.

Aqui, a Amazon mete os pés pelas mãos, e defende-se dizendo que a introdução de áudio neste Kindle iria afectar negativamente as suas dimensões compactas. Pois sim... um chip que teria alguns milímetros quadrados e um jack para headphones certamente iriam fazer uma grande diferença!
(Melhor fariam em admitir que querem "separar as águas" e forçar os leitores que queiram audiobooks a optar pelos Kindle Fire.)

A última crítica tem a ver com o espaço disponível, de apenas 2GB... que a Amazon diz ser mais que suficiente para a maioria dos utilizadores (dando para cerca de 1100 livros), e que os mesmo podem ser facilmente transferidos de/para a cloud no caso de colecções maiores.


Mesmo com estas críticas, da qual a mais "pertinente" me parece ser a ausência do áudio, não me parece que sejam suficientes para fazer com que o Kindle Paperwhite deixe de ser (provavelmente) o eBook reader mais apetecível da actualidade.

Mesmo com a proliferação de tablets low-cost, do qual o Nexus 7 e os Kindle Fire serão modelos de "combate", o que é certo é que vou vendo cada vez mais pessoas a usar eBook readers. Pelo que, acho que muitas pessoas estarão dispostas a ter os dois tipos de equipamentos: um eBook reader como este Kindle, para leituras prolongadas; e um tablet para acesso à internet, jogos, e demais utilizações que vão substituindo muito do que até aqui era feito "no PC".


[via The Verge]

2 comentários:

  1. Mesmo com estas críticas, da qual a mais "pertinente" me parece ser a ausência do áudio, não me parece que sejam suficientes para fazer com que o Kindle Paperwhite seja (provavelmente) o eBook reader mais apetecível da actualidade.

    carlos, ajuda-me a entender: tu querias dizer que mesmo com as críticas este NÃO deixa de ser o ebook reader mais apetecível da actualidade ou querias dizer que ele não é o ebook reader mais apetecível da actualidade?

    já agora: estou de olho neste ebook reader. estava para comprar o touch mas percebi que não se poderia comprar daqui de portugal. havia qualquer coisa na manga. e houve com o lançamento deste. agora já se pode comprar o touch mas este ainda não. não me importo de esperar. nunca usarei um audio book. assim, pergunto, acha que vale mesmo a espera ou é fogo de vista?

    acha que este produto, em relação ao uso, à forma como lidamos com ele, o virar de páginas, o dicionários e tal, é o melhor do mercado?

    repare, a minha ideia não é abandonar os livros, é mesmo usá-lo quando surgem os larsson e os follet desta vida que são sempre grandes calhamaços, sempre maus de se lerem na praia.

    estou na dúvida entre ir para o touch ou este. a parte de ser iluminado é muito boa onda, o facto de se ler bem na praia, com o sol a incidir também, mas não preciso de mais nada. não preciso de ir para o fire.

    o que me dizes?

    pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (Corrigido o artigo, obrigado pela chamada de atenção).

      Quando aos aparelhos, como dizia (na versão corrigida) acho que este Paperwhite continuará a ser o mais apetecível no mercado, e conta com todo o ecossistema Amazon por trás, o que também é interessante.

      Eliminar