2012/10/23

Apple Apresenta MB Pro Retina de 13"


Conforme se esperava, a Apple apresentou um novo MacBook Pro de 13" com Retina Display (2560x1600).

Este modelo segue os ensinamentos iniciados com o MB Pro Retina de 15", com espessura reduzida - e o abandono do drive óptico - duas portas USB 3.0, duas portas Thunderbolt, HDMI, SD, MagSafe 2.

Ao contrário do MB Pro Retina de 15", este modelo conta apenas com a placa gráfica integrada (HD4000) do Ivy Bridge, que poderá não ser a mais adequada para suportar todos os 2560x1600 pixeis no ecrã... mas é o que se poderá esperar de produtos de "1ª geração". (Eventualmente, poderemos esperar uma gráfica dedicada também neste modelo... ou que a Intel passe a oferecer uma gráfica integrada que a permita dispensar... a HD 4000 já não se porta muito mal).


Os MacBook Pro Retina de 13" sofrem um aumento de preço na ordem dos $500 relativamente aos modelos anteriores, começando nos $1699 para o modelo equipado com um Core i5 Dual-Core a 2.5Ghz, 8GB RAM e SSD de 128GB. Opcionalmente estão disponíveis CPUs Core i7 (também dual-core) a 2.9Ghz, e SSD até 768GB. (Aparentemente, não há espaço para 16GB de RAM, ou opção de placa gráfica dedicada - é o peso da espessura reduzida...)



4 comentários:

  1. Sinceramente não compreendo as elevadas resoluções em ecrãs tão pequenos.
    E os preços praticados são incomportáveis, sobretudo se a conversão $/€ for de 1 para 1, como é hábito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu compreendo, mas não tenho pressa em ter um destes ecrãs. É que para além do factor económico, há que dar tempo para que programas, páginas web, etc. se adaptem para tirar partido destas resoluções de alta-densidade.

      Mas uma coisa é certa, depois de passares algum tempo a olhar para um destes ecrãs, voltar a olhar para outro ecrã "normal" torna-se desesperante, com todo os pixeis a parecerem quadrados gigantes! :)

      Eliminar
  2. @Carlos,
    Não falaste acerca do Mac Mini, que também foi actualizado no evento. Achas que é um bom produto para a "iniciação" no mundo Mac? Tenho um PC com Windows 7 relativamente actual, mas fiquei muito impressionado com o ecossistema da Apple, principalmente devido ao iPhone e ao iPad. Como tenho periféricos muito bons, inclusive um monitor Full HD, pensei em mudar apenas o "coração", com a aquisição de um Mac Mini. Qual a tua opinião?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, parece-me uma boa "porta de entrada" no OS X. (Pelo menos é a mais barata, a não ser que consideres a compra de material usado.)

      Eliminar