2012/10/26

Apresentação Windows 8 em Portugal

Tal como tinhamos prometido, aqui está o relato do evento de apresentação do Windows 8 realizado em Lisboa pela Microsoft, que foi acompanhado atentamente pelo nosso Luis Costa (espero que o tenham descoberto na fotografia. ;)


Decorreu ontem nas instalações da Microsoft Lisbon Experience a apresentação oficial da nova versão do sistema operativo da Microsoft, o Windows 8. O evento foi dividido em três parte:
  • Introdução
  • Exemplos de aplicação do Windows 8
  • Interacção com equipamentos




Terminada a introdução (efectuada pelo director interino em funções), Rita Santos, responsável pela unidade de negócios Windows da Microsoft, brindou a assistência com uma visita guiada à nova grande aposta do gigante americano.

O método escolhido - com uma demonstração ao vivo - tem os seus riscos. No caso em questão, os emails recusaram-se a sair, mas fora isso, a apresentação decorreu sem problemas (e sem os BSOD que noutros lançamentos do Windows já se tornavam uma tradição. :)


Consultar uma receita, efectuar as compras para a mesma, convidar amigos para um evento, aceder à conta bancária, foram alguns do exemplos apresentados. Estas actividades facilmente fazem parte do dia a dia do mais comum dos mortais (que utilize um PC...). Foi um exemplo feliz, o qual mostrou claramente quais as vantagens da nova interface.

É inegável que o novo SO foi pensado para nos facilitar a vida, mas para tal, necessitamos de um ecrã táctil para maximizar a experiência de utilização. O interface "ex-metro" tem pormenores muito bem conseguidos. Tudo é muito fluído. Um verdadeiro prazer à vista.

A possibilidade de voltar ao ambiente de trabalho que conhecemos possibilita um escape para quem tenha mais dificuldades em se habituar ao novo interface (ou quem necessite de efectuar operações mais específicas).




Pouco depois de terminar a apresentação dei comigo a pensar: "Ora bolas, ainda à pouco mais de um mês comprei um novo monitor, sem touch..."

Os novos equipamentos concebidos para tirar o máximo partido do Windows 8 foram pensados para responder a este novo desafio: touch com interface metro.

Inicialmente podemos questionar o porquê desta decisão, mas pessoalmente considero que foi a mais adequada. Não eram raras as vezes que ao trocar o meu Asus Transformer pelo netbook, dava por mim a passar o dedo no ecrã deste para executar acções... Quer sejam portáteis ou tablets, o touch vai ser uma mais valia. Isto para a interface metro, entenda-se. No ambiente de trabalho antigo, esqueçam lá isso e usem o rato!


No final da apresentação foi feita alusão ao Windows RT:
  • Processadores ARM
  • Equipamentos mais finos e leves
  • Maior autonomia
  • Office Home incluído
  • Aplicações via Windows Store

De salientar a impossibilidade de utilizar as "aplicações normais".

Quando a datas para chegada dos tão esperados Surface a Portugal, serão divulgadas oportunamente...


O Windows estará disponível para aquisição a partir de hoje, sendo que poderão usufruir de preços promocionais por um período de tempo limitado.


As apps nacionais, na ordem das dezenas, são uma forte aposta da Microsoft e dos seus parceiros.


Para terminar uma chamada de atenção para um modelo em particular que me tem atraído bastante desde o primeiro momento em que lhe pus as mãos em cima - e do qual já vos tinha falado aqui no Aberto até de Madrugada... o tablet de 20" da Sony!

Não tenho grandes dúvidas que este formato será um sucesso, e passará a fazer parte do parque informático de muitas casas.

Este formato permite que o "PC" que está no escritório, rapidamente possa ser levado para a cozinha, ou para a sala, ou para qualquer outro lado, exponenciando dessa forma a interacção e usabilidade do mesmo.

(Ed. Por exemplo, levá-lo para a sala para se transformar num jogo de tabuleiro para toda a família?)

Digam lá que não tem grande pinta?


Com o Windows 8 hoje nas lojas... de certeza que vamos ver este Sony, e muitos outros equipamento "feitos para" o Windows 8 nas lojas daqui em diante.

7 comentários:

  1. Não havia nenhum surface no lançamento?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não.

      Havia apenas um equipamento com Windows RT, um Asus que podem ver em cima no conjunto de 4 imagens, canto direito.

      Eliminar
    2. Somos mesmo pequeninos :(

      Eliminar
  2. o windows 8 pro que se pode comprar por 30 euros no site é um update ou é uma licença nova tal como compraríamos numa loja física? é a versão que inclui "desktop"?

    Carlos, achas que vais fazer uma análise ao sistema operativo antes que esta promoção acabe? assim tinhamos uma base para decidir se comprar ou nao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma vez que há (ou havia) versões de "demonstração" para quem quisesse usar... acho que cada um poderá experimentar por si.

      De qualquer forma, sim... está planeada uma review assim que for possível.

      Eliminar
    2. Penso que o preço de 30 euros é para o Pro, e apenas para quem tenha já uma licença de Windows 7.
      Não penso que haja upgrade para RT pois não havia nenhuma versão de windows para arm... logo não faz muita lógica haver upgrade para a versão arm.
      Ou seja sim se optares por upgrade é a versão Pro que têm a parte de desktop.

      Eliminar
  3. É o update, como já relatei em outro post aqui no AadM, tinha um Win7 ilegal e resolvi experimentar se o assistente de instalação do Windows 8 aceitava o upgrade. Aceitou perfeitamente e já tenho o Win 8 instalado. Paguei apenas os 30€.

    ResponderEliminar