Sabes como é que o teu micro-ondas aquece a comida? Bem... se simplificarmos bastante é um princípio tão simples como quando aqueces as tuas mãos ao friccionares uma com a outra. Mas... vamos explicar melhor.
Como o próprio nome indica, o micro-ondas liberta micro-ondas. Este é um tipo de onda electromagnética que tem uma frequência entre os 300MHz e os 300GHz - incluindo os nossos bem conhecidos 2.4 Ghz. Se já tiveram problemas com o vosso router wireless ao ligarem o micro-ondas, já sabem porquê. Isto coloca as micro-ondas no espectro magnético entre as ondas rádio convencionais e os infra-vermelhos.
Mas então como é que essas ondas provocam fricção nos alimentos? Pois bem, coisas como as moléculas de água (um dos maiores constituintes dos alimentos; e do nosso próprio corpo também) absorvem energia dessas ondas e começam a movimentarem-se, causando fricção entre elas e aumentando a temperatura.
Assim, fica também explicado o porquê dos pratos ou outros recipientes não aquecerem, porque não contêm materiais dieléctricos que reagem às micro-ondas.
Fica também a curiosidade de que as micro-ondas à medida que se vão penetrando na matéria vão perdendo intensidade. Para terem uma noção, a cada 2 centrimetros de alimentos que a onda atravessa, a sua intensidade passa para metade. Por isso, e aqui vai uma dica, tentem espalhar bem a comida no recipiente antes de a colocar no micro-ondas para que o aquecimento seja mais uniforme e assim possam optimizar o seu processo!
Actualização: E se estás curioso porque motivo os furos na porta não deixam escapar as micro-ondas, também te explicamos isso.
[Por Pedro Cabido]
2012/10/27
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Bom tópico, gostei ;)
ResponderEliminarMuito bom, gosto de ler sobre estas coisas, podes "mandar vir mais" :-)
ResponderEliminarEspetáculo! Concordo plenamente com o Polidinho, venham mais!
ResponderEliminar