2012/10/03

Equipamentos Mobile com Sistema Operativo à Escolha


No outro dia vimos o Open WebOS a correr num Galaxy Nexus... e claro que a coisa não ficaria completa se não houvesse também alguém que decidisse ver como é que o sistema se comportaria num Asus Transformer.

Já sabemos que este tipo de projectos normalmente envolve coisas demasiado complicadas para os utilizadores comuns, mas... poderá ser um prenúncio de que num futuro (não muito distante) se possa olhar para os smartphones e tablets um pouco como se olha para um computador sem sistema operativo? Ou seja... de que poderá vir a ser possível escolher-se qual o sistema operativo mobile que se deseja "instalar" no equipamento?

Alguém que gostasse do formato do Galaxy S3 mas fosse fã do iOS, poderia ter essa opção (claro que estamos no reino da fantasia, pois não me parece que a Apple alguma vez licenciasse o iOS para correr noutos equipamentos); assim como alguém que gostasse do design do iPhone 5 poderia comprá-lo e optar por usá-lo com Android, ou Windows, ou Firefox OS, etc.

Sem dúvida que a complexidade seria muita, em parte devido ao hardware específico que cada equipamento tem... mas... se a Microsoft já o conseguiu fazer no mercado dos computadores, com milhões de combinações de hardware diferente a funcionarem com um único sistema operativo (Windows)... não será uma questão de tempo até que alguém o consiga fazer igualmente no sector mobile?

Não seria algo bastante interessante?


(Para além de que temos ainda a eterna questão das compras de Apps e conteúdos que se vão acumulando, e que no caso de uma mudança de plataforma... vão praticamente "a zero"... mas isso é outro assunto.)

3 comentários:

  1. Sim, esse é o único paradigma que vejo para a informática no ramo corporativo.
    Tudo o restante é entretenimento. Que é o que vemos nos equipamentos mobile hoje em dia.

    ResponderEliminar
  2. Espero para que esse dia chegue rápido :-)

    ResponderEliminar
  3. Não foi a microsoft que o conseguiu fazer foi a IBM que criou um padrão aberto de hardware o IBM PC (arquitectura) que ao ser aberto qq um pode criar um sistema operativo que corra na arquitectura.

    ResponderEliminar