2012/10/19

HTC J Butterfly com ecrã FullHD de 5"


Os fabricantes estão sempre a arranjar formas de transformar os nossos equipamentos em peças obsoletas, e depois da duplicação (ou quadruplicação, conforme quiserem contar) da resolução do ecrã iniciada pela Apple com o Retina Display no iPhone 4, que nos livrou de um mundo de imagens pixelizadas, a corrida às altas resoluções não parou.

Se a Apple se pode dar ao luxo de ter uma resolução que os concorrentes tiveram dificuldade em atingir, a verdade é que essa dificuldade foi apenas momentânea. A seu tempo, os diversos fabricantes não só atingiram essa resolução... como a superaram.

E se pensavam que os ecrãs nos smartphones iriam estabilizar nos 1280x720, a verdade é que não vão. O HTC J Butterfly tem um ecrã de5" com a incrível resolução de 1920x1080 - a mesma que provavelmente têm no vosso televisor de 30, 40, ou até 50".


Isto faz com que novamente se dê um grande salto a nível da nitidez e definição das coisas que são apresentadas no ecrã (sendo no entanto discutível até que ponto é que, a uma distância de utilização normal, as diferenças serão "notórias"). Mas, no amor pela tecnologia, não há coisas como "notórias ou não". Ter resolução FullHD num equipamento que cabe no bolso - mesmo considerando que com 5" já não será qualquer bolso - vai ser a tendência para 2013, e não estou a imaginar que algum fabricante queira ficar para trás nesta corrida.

Um Google Nexus com esta resolução... hummm... seria vencedor imediato?

7 comentários:

  1. Eu por norma sou apartidário, daí que "marcas" não me interessam muito, mas tenho que chegar à conclusão que depois de me habituar ao "retina" do meu iPad 3, tudo o resto fica muito pixelizado, se bem que há que ter em conta a DISTANCIA a que se vê o ecrã. É que se num tablet/telemóvel por norma temos o ecrã muito perto e daí importar a resolução, num portátil/PC esse factor já é de menor importância. Sem dúvida que mais, é sempre melhor, e podendo ter 1080p em 5" é fantástico, mas não é nem de perto o que faria comprar este modelo, visto que é praticamente imperceptível a diferença entre um 720p e 1080p neste tamanho. Mais interessante é o SoC S4 e, ainda a ver, a optimização e aplicações incluídas no firmware deste brinquedo.

    Tendo eu já tido um HTC Evo 3D e sabendo que a HTC a nível de software não brinca em serviço, tanto pelo aspecto visual, como pela optimização, acho que os únicos defeitos deste modelo serão mesmo o preço e a disponibilidade :)

    Se tudo correr bem o meu Samsung Galaxy S3 com o seu ecrã 720p (falsos, é certo, devido à natureza Pentile) deve chegar em breve (contrato de 24 meses, 29.90€ mes com 120min todas as redes, ilimitado para a rede base, 3000 SMS todas as redes, 250Mb internet HSDPA e ilimitados Mb em EDGE) e não me vejo a precisar de nada mais durante um bom tempo.

    Acho que estamos a chegar a um platô de hardware, onde os SoC, ecrãs, camaras, etc já são tão bons, que a diferença fará sentir-se ao nível das aplicações e dos serviços extra.

    ResponderEliminar
  2. Para quando a comparação entre o Iphone 5 e o Samsung Galaxy S 3?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim que os "astros" se alinharem, e apanhar dois no mesmo local à mesma hora. Tem estado complicado. :)

      Eliminar
    2. Não há muito a comparar (a não ser a nível de ecrã) entre os dois, já que apesar de serem telemóveis, são para filosofias (muito) distintas. A nível de erã ambos são fantásticos mas obviamente diferentes: o iPhone 5 tem cores mais realistas (e menos saturadas) e devido ao inferior tamanho, algo mais de definição; o S3 tem um ecrã com um tamanho fantástico e cores bastante saturadas (que prefiro). Ambos os ecrãs são soberbos e eu que sou totalmente contra o Pentile, tenho o prazer (já que tenho um S3) de dizer que no S3 já não é um factor relevante. De resto, ambos são ultra finos, ultra leves de muito boa construção (se bem que o iPhone 5 é mais profissional e sólido). O S3 apesar de 4.8" como é tão fino, cabe facilmente no bolso e consegue-se utilizar bem com uma mão (e eu tenho mãos pequenas...). De resto ambos são ultra fluídos, ultra rápidos, ultra potentes, jogos detalhados e rápidos, etc etc. Fora isso é escolher iOS 6 vs. Android 4.1.

      Eu preferi o S3 e estou super contente. E não volto para nada menos de 4.7-4.8" ;)

      Eliminar
  3. 5'? não contem comigo..
    realmente não percebo estas tendências, série o único a achar que um smartphone topo de gama 3.7/4' (android) seria o ideal?
    Eu percebo o porquê dos ecrãs cada vez maiores e com mais resolução, mas será que isso compensa o resto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo depende do que se faz com o equipamento.Quando comprei o S3 estranhei a dimensão do aparelho, neste momento acho que já não conseguia viver com um ecrã de 4 polegadas ou menos, mas confesso que por vezes doi-me as mãos de o de o segurar.
      os ganhos são evidentes mas o conforto é menor.

      Eliminar
  4. Eu a pensar q iria ficar pelo meu one x e agora aparece o HTC J Butterfly...lá vou ter que o comprar e o ecran de 5 ja não me ira fazer confusão pois o one x tem 4.3 e acreditem q por vezes ja pedia um maior.
    Quem diz q n entende a tendencia é pq não tira o maior proveito do seu smart phone, pois nos dias de hoje já pouco importa se faz chamadas ou envia x sms... Mas sim o tamanho e o "motor" quem tem. Quanto maior mais se tira proveito e melhor se trabalha.

    ResponderEliminar