2012/10/19

Notícias do Dia

Sendo sexta-feira, temos a nossa t-shirt à vossa espera... e de seguida, as notícias do dia:


Maçã da Apple sob Críticas Religiosas na Rússia


Parece que a Apple está prestes a ser envolvida numa guerra bem diferente das habituais. Se as questões das patentes - e até do design e logotipos - têm sido uma constante nos últimos tempos, na Rússia agora levantam-se algumas vozes contra o logotipo da Apple por motivos religiosos!

Alguns grupos mais radicais da Igreja Ortodoxa considera que a "maçã" é uma blasfémia por fazer relembrar o pecado original e a maçã trincada por Adão e Eva. (Para referência, a inspiração da maçã da Apple é relativa à maçã que terá inspirado Isaac Newton a dar um pouco mais de atenção à gravidade e às leis da física).

Portanto... parecemos ter chegado ao fecho de um ciclo, onde o "fanatismo" tecnológico que tantas vezes se compara ao fanatismo religioso entrará mesmo em rota de colisão com a religião.

(E como sempre, não faltam os dois lados da questão, há quem aproveite este episódio para alertar para os riscos de um estado "religioso" na Rússia.)





Pheed é um Twitter com "rendimentos"

Há um novo serviço "social" que muitos já consideram como sendo o Twitter do futuro, e chama-se: Pheed.
Este serviço é em tudo idêntico ao Twitter, mas com a principal diferença de que os utilizadores podem cobrar pelo acesso aos seus conteúdos, ou a determinados eventos "ao vivo". Se pensam que isso não faz muito sentido, bastará dizer que o serviço já conta com a participação de várias vedetas internacionais, como Miley Cirus e Daviud Guetta.

Cada utilizador poderá optar por disponibilizar os seus conteúdos (texto, música, vídeos, fotos, etc.) gratuitamente ou mediante pagamento de $1.99 a $34.99 por conteúdo ou por assinatura mensal.

A ideia é interessante... mas penso que faria sentido ter também a opção para preços mais reduzidos. Penso que se houvesse a opção de $0.99 por mês, ou até menos, poderia ser interessante. Assim... não me estou a ver a pagar no $2 (no mínimo) para seguir quem quer que seja.


Próximo Nexus 10 Revelado por Fotografia


Não é a primeira, nem será a última vez, que um novo equipamento é atraiçoado pelas informações que aparecem em fotografias publicadas na internet, e agora parece ser esse novamente o caso, relativamente a um novo tablet do Google: o Nexus 10.

Uma fotografia publicada no Picasa continha no seu interior a curiosa referência a este novo modelo, que deverá chegar apenas para o proximo ano, ou até talvez a tempo desta época de Natal. (Sabendo-se a velocidade com que o Google quer marcar passo, não me surpreenderia que fosse este o caso.)

Com uma fotografia que parece indicar uma resolução de 5MP, não me parece que o Google vá entrar na corrida por um Tablet "topo-de-gama"; pelo que o mais provável é que o Nexus 10, tal como o Nexus 7 opte pela aposta nos preços baixos e irresistíveis.


Windows RT ocupa 12GB
Parece estar explicado o motivo pelo qual não iremos ver equipamentos Windows 8 RT com 16GB de memória: aparentemente, o Windows 8 RT ocupa 12GB (quando contabilizado com o espaço ocupado pelo Windows RT, Office RT, e "mais algumas" Apps). O que faz com que mesmo nos modelos com 32GB, o melhor será contar apenas com 20GB de espaço livre efectivo para os nossos conteúdos.

Mesmo admitindo que hoje em dia os "gigas" podem ser baratos, parece-me um valor excessivo para um sistema operativo. Considerando que temos sistemas operativos com ambientes gráfico, acesso a internet , etc. em menos de 50MB (como o Damn Small Linux), ou até em muito menos (o MenuetOS cabe numa disquete!)... continuo a achar que qualquer sistema operativo que gaste "gigas", está muito mal concebido.

Seria interessante ver a MS a explicar a necessidade de todos estes gigabytes ocupados, e esperarmo que 80% desse espaço não sejam drivers de coisas que a maioria dos utilizadores nunca irá utilizar na sua vida.



Google adiciona 25 milhões de "plantas" ao Maps


O Google não pára de adicionar novos conteúdos aos seus Google Maps, e a uma velocidade que parece não dar grandes hipóteses à "concorrência". Agora, é vez do Google adicionar 25 milhões de novos edifícios no Google Maps. Esta informação consiste na representação da forma do edifício em 3D,  gerada automaticamente a partir de fotografias aéreas (as mesmas que permitirão criar os modos "foto-realistas 3D" que estão na moda), e por agora limita-se a vários estados Norte-Americanos.

... Lá chegaremos ao dia em que nos nossos smartphones teremos a capacidade para poder ver mesmo as plantas do interior de todo e cada edifício, como por vezes se vê nas séries de TV - onde a polícia e autoridades sabem sempre onde fica tudo. :)


Curtas do Dia




Resumo da Madrugada



2 comentários:

  1. Acho que além do mais é um símbolo sexista, só os homens é que têm "maçã de Adão" :)

    Dizem os livros que quando ele estava a engolir o fruto da árvore proibida ainda se arrependeu e deitou as mãos ao gasganete, o que originou a "maçã de Adão". Está claro que a Eva não esteve com esses pruridos.

    ResponderEliminar
  2. Aderi hoje ao Pheed por mera curiosidade.
    Para nós, que vivemos infelizmente com ordenados do "Poortugal", pagar $1.99 para seguir uma qualquer personalidade está fora de questão, para a maioria :\

    Mas se pensarmos que esses $1.99 "lá fora" representam quase o mesmo que €0.09 para nós, e que a rede Pheed pretende fornecer principalmente conteúdo de qualidade a troco desse pagamento irrisório, tem muito potencial.
    Desde que a premissa do "conteúdo de qualidade" seja cumprida, claro!

    ResponderEliminar