2012/10/27

Jailbreak é Legal nos Smartphones e Ilegal nos Tablets


Nos EUA assistimos a uma decisão curiosa. Devido às sempres presentes leis que promovem o DRM (aquelas tais coisas para "benefício do utilizador" que só chateiam os compradores legais - já que quem os piratas continua a usufruir de tudo sem chatices) torna-se necessário arranjar excepções. Excepções que agora foram actualizadas que garantem que continue a ser legal fazer-se o root e o jailbreak de smartphones, para que o utilizador possa executar os programas (legais) que bem entender.

No entanto... se for um tablet... azar! Fazer o jailbreak/root de um tablet é ilegal!

Sim, vamos recapitular... fazer root ou jailbreak de um smartphone é legal mas de um tablet é ilegal. Estão a perceber? Eu também não... mas, quem que é que ainda quer continuar a tentar perceber a (falta de) lógica destas coisas?

Também complicada estará a vida para quem pretender desbloquear o seu smartphone de forma não oficial a partir de 26 de Janeiro de 2013. A partir dessa data apenas serão considerados legais os desbloqueios autorizados pela operadora a quem o equipamento estiver associado.

Isto, claro... para quem se reger pelas leis dos ditos E.U.A.


... Vou ainda tentar dizê-lo mais uma vez, para ver se desta vez passa a fazer sentido: então... nos EUA posso fazer jailbreak/root de um smartphone... mas não de um tablet?... Não... ainda não consigo fazer com que isto faça sentido.

8 comentários:

  1. E em Portugal, perde-se a garantia de um telemóvel caso se instale uma rom oficial da marca (neste caso Alcatel) ou uma não oficial (sem fazer root)? Estou com esse problema na Optimus com o meu Madrid. Prometeram o ICS para setembro, mas nem o cheiro! Ameaçam com quebras de garantia caso se instale uma ROM que não a deles, mas também não fornecem nenhuma. Isto não me parece ser muito legal...

    ResponderEliminar
  2. E em Portugal, perde-se a garantia de um telemóvel caso se instale uma rom oficial da marca (neste caso Alcatel) ou uma não oficial (sem fazer root)? Estou com esse problema na Optimus com o meu Madrid. Prometeram o ICS para setembro, mas nem o cheiro! Ameaçam com quebras de garantia caso se instale uma ROM que não a deles, mas também não fornecem nenhuma. Isto não me parece ser muito legal...

    ResponderEliminar
  3. Recentemente o meu Xperia Mini Pro foi para arranjar pela Vodafone com uma ROM não oficial (o ecrã deixou de funcionar, a ligação ao ecrã partiu-se, nem tive hipótese de voltar a por a ROM oficial), não estava com muitas esperanças mas lá voltou arranjado e com a ROM oficial de volta.

    Também é possível que tenham primeiro arranjado o ecrã e depois é que detectaram que a ROM não era a oficial, como já estava o trabalho feito não podiam fazer mais nada. Sempre ouvi dizer que se perdia a garantia.

    ResponderEliminar
  4. Também sempre ouvi dizer isso, mas gostava de saber onde está a legislação acerca do assunto. Se eu comprar um portátil que venha de origem com windows e uns extras da marca, não perco a garantia se lhe instalar Linux. Não percebo porque é que nos telemóveis tem que ser diferente e até que ponto as operadoras estarão a agir dentro da legalidade. E é isso que me provoca uma certa comichão (e muito mais quando me garantiram que em setembro saia o ICS para o Madrid)!

    ResponderEliminar
  5. Também sempre ouvi dizer isso, mas gostava de saber onde está a legislação acerca do assunto. Se eu comprar um portátil que venha de origem com windows e uns extras da marca, não perco a garantia se lhe instalar Linux. Não percebo porque é que nos telemóveis tem que ser diferente e até que ponto as operadoras estarão a agir dentro da legalidade. E é isso que me provoca uma certa comichão (e muito mais quando me garantiram que em setembro saia o ICS para o Madrid)!

    ResponderEliminar
  6. Acho que não é smartphone - legal vs tablet - ilegal.
    No 1/4 de hora que dediquei ao que diz o Librarian Of Congress, o problema deles é não haver uma definição de tablet, tanto pode ser um ebook reader como um equipamento em tudo idêntico a um computador.

    Isso impediu-os de alargar a apreciação que fizeram dos smartphones também aos tablets em geral. Em rigor disseram que está de acordo com a lei em vigor nos EUA fazer o jaibreak do iPhone e não disseram se está ou não de acordo com a lei fazer o jaibreak do iPad.

    ResponderEliminar
  7. É necessário entender que ao instalarem ROMs nao oficiais também podem estar a instalar kernel que fazem overclocking, depois fritam os processadores e toca a enviar para garantia. Acho sim que poderiam diZer que teriam garantia caso nao houvesse indícios de overclocking. Claro que se enviam um telemóvel para arranjar por ecrãs partidos, botões que nao funcionam fisicamente, etc nao é um problema provocado pela ROM ;-)

    ResponderEliminar
  8. Qualquer dia vai ser legal ver filmes piratados nos smartphones, mas não no pc. Ridículo.

    ResponderEliminar