2012/10/25

LG Mostra o Futuro da TV em Portugal

Como já tinhamos dito, fomos convidados para estar num evento da LG onde pudemos ver o seu "monstro" de 84" e 4K de resolução, e tal como estava prometido, aqui fica o relato do acontecimento, pelas palavras do Pedro Nunes, do site Digital Beat  - que fez o papel de nosso enviado especial, e ao qual agradeço o seu relato:



Existem coisas que nos fazem sentir pequenos. O salto do Felix Baumgartner, o monte Everest...ou a nova televisão da LG. A colossal versão da LM960V conta com um ecrã de 84 polegadas (213 cm na diagonal) e suporte para Ultra Definição (ou 4K), com uma resolução de 3840 x 2160 píxeis. E a marca coreana vai mesmo colocar este gigante à venda nas lojas portuguesas em dezembro. O preço, claro, é proporcional ao seu tamanho. Por € 14.999 não é para todas as carteiras...nem para todas as salas.

Num evento restrito organizado pela LG, foi possível ficar a conhecer melhor as novas propostas Cinema 3D e Cinema Screen da marca, incluindo o maior ecrã Ultra HD do mundo.





Esta versão oferece as mesmas características que o modelo de 55 polegadas, eleita a melhor Smart TV da Europa para 2012/2013 na EISA, dando continuidade à estratégia da LG em apostar no 3D. Pode não ter ter a mesma moldura fina que a de 55'', (a mais reduzida do mercado, com menos de 5 mm), o que seria praticamente impossível com estas dimensões, mas a versão de 84 polegadas é imponente e faz-nos mergulhar totalmente na imagem.


Para além do já referido suporte Ultra HD (a LG está a usar a sigla UD - 2160p, mas o formato começa a ser designado universalmente por 4K), a LM960V de 84'' também oferece 3D passivo, incluindo 4 pares de óculos que não necessitam de ser carregados, assim como umas lentes adaptáveis a quem usa óculos graduados. Tal como a restante gama, suporta também Dual Play, um sistema bastante interessante para os adeptos dos jogos, permitindo que dois jogadores usufruam de uma experiência multliplayer em Full Screen, mesmo estando os dois a olhar para a mesma televisão em ecrã dividido.


Para potenciar o efeito 3D, estes equipamentos (assim como os seus irmãos mais pequenos) têm acesso ao 3D World da LG, onde existem vários conteúdos, tanto grátis como Premium, que é possível visualizar em streaming. Entre eles, a curta metragem portuguesa Mateus, produzida com o apoio da companhia coreana.
E como Smart TV, está garantido o acesso a toda uma série de aplicações e serviços, das redes sociais ao canal iConcerts, YouTube, Red Bull TV ou Skype, para além de conteúdos nacionais providenciados pela Meo ou Sapo, por exemplo. O browser de Internet incluído, suporta HTML 5 e Flash 10, garantido compatibilidade com todas as páginas.

Ao passo que a concorrência direta abdica totalmente de comando, como é o caso da Samsung, para controlar a Smart TV, a LG preferiu incluir uma interface física, sob a forma do Magic Remote. No entanto, este permite vários tipos de controlo, desde o apontar diretamente com um cursor, ao reconhecimento de gestos (para navegar entre fotos ou páginas, por exemplo), uma esfera em jeito de rato e até reconhecimento de voz (com suporte para português a partir do próximo ano).



A conectividade também é parte essencial das televisões da LG, com a companhia a oferecer diferentes tipos de ligações a tablets e a smartphones. O Smart Share Plus permite aceder a diferentes conteúdos, via Wi-Fi, que esteja armazenado noutros dispositivos, que podem, igualmente, ser usados como segundo ecrã. Já a ligação MHL (Mobile HD Link), permite ligar um smartphone, por exemplo, ao televisor, e controlar totalmente o terminal num ecrã de maiores dimensões. Seja para visualizar conteúdos multimédia, aceder a apps e jogos e a todo o menu.


Com todas estas propostas, a LG pretende reforçar a sua posição no mercado das televisões. O modelo de Ultra HD não se destina ao consumo massivo, como parece óbvio pelo preço que ostenta e pela ausência de conteúdos que tirem partido desta resolução. No entanto, não deixa de ser uma forma da companhia marcar a sua posição para o futuro. Mas quem pretende optar por uma Smart TV nos meses que se seguem, os modelos de 55 e 47 polegadas da linha LM960V parecem-nos realmente promissores.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)