2012/10/25

Raspberry Pi é agora 100% Open Source


A comunidade Open Source tem motivos para celebrar... o Raspberry Pi pode agora orgulhar-se de contar com código 100% open source. Isto poderá não parecer muito, mas marca um momento histórico, pois é a primeira vez que um SoC ARM (neste caso o Broadcom BCM2835 usado no Pi) conta com drivers completamente open-source.

Normalmente, este tipo de hardware (tal como as placas gráficas nos PCs) contam apenas com drivers proprietários e fechados, fornecidos pelos fabricantes, e que se tornam autênticos "espinhos" para quem pretende usar apenas software open-source. Os mais renitentes têm que recorrer a drivers criados pela comunidade, a custo de muito reverse-engineering, e que por norma não conseguem tirar total partido do hardware que se esconde por trás dos driver proprietários, ou tão pouco atingir a mesma eficiência.

Sabendo-se o peso e a velocidade com que as plataformas mobile têm conquistado o mercado, poderemos estar perante um marco importante, que marque uma nova era na qual os fabricantes de hardware passem a ter maior respeito pela comunidade open-source, e sigam o exemplo da Broadcom.

2 comentários:

  1. Por acaso, o driver open source é uma treta
    porque está tudo dentro do blob binário. Toda a implementação do GLES está ainda em binário.

    ResponderEliminar
  2. Nem tudo o que brilha é ouro...

    Big #FAIL da team Raspberry Pi...

    ResponderEliminar