2012/10/08

Motorola Desiste do Webtop


Não posso dizer que fique surpreendido... os clientes que estão na linha da frente a comprar novas tecnologias sabem (ou deviam saber) que tanto podem estar a ser os pioneiros em algo que se virá a tornar comum nos próximos anos... como se arriscarem a ser os donos de peças de museu que ficarão para a história dos projectos falhados de várias marcas.

Desta vez, é a Motorola que desiste do conceito que muitos pensariam ser o "ideal": o de usar um smartphone como computador principal, correndo um sistema operativo desktop quando ligado a uma dock com ecrã e teclado semelhante a um portátil, que nesta implementação da Motorola se chamava Webtop.

Como a Motorola Mobility agora pertence ao Google, parece ser sinal de que o Google não se quer diversificar demasiado do núcleo central do Android, e em vez de dar uso a sistemas como o Ubuntu... mais lógica fará em apostar no Android enquanto solução completa para todo o tipo de utilização: algo que irá mais no sentido daquilo que a Asus tem feito com os seus Transformers e o Padfone.

Quanto a mim, parece-me que enquanto este conceito depender de fichas/docks/teclados de formato proprietário, será sempre uma aposta arriscada.

Sim, gostaria de poder chegar perto de um teclado e um ecrã, e de forma automática poder estar a usar o meu smartphone como "computador"... mas penso que a única forma de isso poder tornar-se relamente prático, é que tal seja feito de forma wireless e usando protocolos standard acordados por todos os fabricantes (ou um número substancial deles.)

Especialmente se for agregado com o sistema de recarregamento sem fios que se começará a tornar cada vez mais comum (os novos Lumia já o têm, e fala-se que o próximo Nexus da LG também), ficava resolvido o problema do consumo de energia em fazer este tipo de transmissão wireless de vídeo.

Vamos lá ver se é coisa que se possa tornar realidade nos próximos anos... ou se vamos continuar a ter cada fabricante a tentar reinventar a roda por sí próprio, e onde cada roda inventada só funciona para o seu próprio "automóvel".

3 comentários:

  1. Não será mais provável que a tendência seja, à semelhança do que acontece com alguns aspectos do android (contactos, documentos, fotos, etc) tudo seja sincronizado com a cloud que depois se encarrega de disponibilizar esse mesmo conteúdo no dispositivo que estivermos a usar, seja telemóvel, tablet ou portatil?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim... mas isso não invalida que haja soluções para quando a "cloud" decide não cooperar, ou estar disponível.

      Eliminar
    2. Viva

      Continuo a confiar mais nos meus backups que tenho em HD do que naquele que tenho na "Nuvem", chamem-me o que quiserem... :)

      Eliminar