2012/10/08

Captcha mais Humano testa as Emoções


Inevitavelmente todos nos deparamos com um "captcha" na internet, mais cedo ou mais tarde. Estes testes que tentam separar scripts e ferramentas automáticas de abusar o sistema, e provar que é mesmo uma pessoa humana que está a tentar fazer a operação têm-se tornado cada vez mais obtusos, devido aos sistemas automáticos que também vão evoluindo para os conseguir ultrapassar.

Desta vez, temos uma proposta que não nos apresenta palavras escritas de forma tão críptica que nem sequer um ser humano as consegue decifrar... mas sim um teste que nos pergunta as emoções que sentimos ao ler alguns parágrafos de notícias relacionadas com os direitos civis.

Espera-se que este teste não só prove que "do outro lado" do teste está uma pessoa... como também possa manter afastados os psicopatas e todos os que responderem que estão "felizes" ao ler notícias de atrocidades cometidas...

3 comentários:

  1. O problema da maior parte dos Captchas (incluindo o famoso ReCaptcha) é que os mesmos dificultam as submissões mesmo para humanos, até com dificuldades de acessibilidade (os sons emitidos são de difícil percepção).

    Foi com esse intuito que resolvemos na Wozia investir num captcha simples de usar para as pessoas, e difícil de ultrapassar para bots, o visualCaptcha ( http://visualcaptcha.net/ ). O único problema que temos neste momento é que não serve para pessoas com dificuldades de acessibilidade (mas já temos algo planeado diferente do habitual para ser lançado possivelmente ainda este ano).

    Pessoalmente penso que o futuro passará por sistemas deste género, pois os sistemas actuais criam muitas vezes frustração e desistência nos humanos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é uma excelente ideia... (vou fazer post sobre o vosso captcha. :)

      Eliminar
  2. Aqui o problem é para quem não entender inglês.
    É que para decifrar as letras não é necessário conhecer a língua, mas para este sistema sim.
    (e acreditem que há ainda muita gente que usa a internet e não sabe inglês)

    ResponderEliminar